Portaria 443, de 25 de junho de 2012, nomeou o advogado Anthero Mendes Pereira Júnior para o cargo de Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Ele era Secretário de Negócios Jurídicos e saiu do cargo para ser pré-candidato a prefeito pelo PMDB em 2012 apoiado por Roberto Peixoto. Desde então, a Secretária de Negócios Jurídicos passou a ser comandada pelo papai Anthero Mendes Pereira.

Contudo, o moço não conseguiu viabilizar sua própria candidatura simplesmente porque não entende nada de costura política-partidária em períodos eleitorais. Os dirigentes do PMDB de Taubaté chegaram a dar prazos para o advogado conseguir partidos, mas nada feito. A saída foi a indicação de Rubens Fernandes (PMDB) para ser vice-prefeito na chapa encabeçada pelo PT. Até onde a vista alcança, Pereira Júnior também entende bulhufas de desenvolvimento econômico. Mas para um desgoverno municipal em fim de festa isso pouco importa.

A família de Pereira Júnior, que tem escritório de advocacia, atua nos processos em que o parlamentar Chico Saad (PMDB) e o prefeito Roberto Peixoto configuram como réus. Por coincidência, o mesmo vereador que teria articulado a saída do antigo secretário de Desenvolvimento Econômico, Marino Lucci, do cargo.

Contribui sobremaneira para tudo isso o fato de a Câmara Municipal dificilmente rejeitar algum projeto de doação de áreas públicas para empresas privadas. Exceto o vereador Orestes Vanone (PSDB). O tucano começou a votar contra todas as doações de áreas para empresas como forma de colocar em prática desde já um projeto de lei de sua autoria, que ainda tramita no Legislativo, para proibir doações de áreas em ano eleitoral, como forma de moralizar aquilo que o próprio vereador Carlos Peixoto (PMDB) classificou como a “farra do boi”.