Muita festa na terra de Lobato com a presença de José Antônio Saud, o novo prefeito

Saud venceu! Viva o rei! A Prefeitura muda, mas a vida continua rodando.

A vida não é linear com seus altos e baixos, curvas fechadas, abertas e uma Câmara Municipal fiscalizando o dia a dia, compra por compra, licitação por licitação. Ao longo desse caminho há um aquecimento preliminar capaz de revelar qual o rumo pretendido do novo prefeito.

A bússola nunca erra. É apenas uma ferramenta. Quem dela se utiliza poderá tomar o rumo que lhe for mais conveniente. Mas as conveniências mudam. Onde estou querendo chegar com esse papo pra boi dormir? Vejamos.

O prefeito terá exatamente um mês para montar seu secretariado e todos os cargos de assessor que implementarão as políticas públicas e serviços municipais para os próximos 4 anos. É uma pedra a ser contornada ou poderá ser uma ponte que permitirá o novo prefeito se aproximar ou não dos cidadãos que vivem na terra de Lobato.

Acontece que por trás de cada escolha, José Antônio vai revelar um a um os acordos que fez para se eleger. É a regra do jogo. E tem um preço nunca revelado. Em geral, esse jogo exige dois tipos de jogadores (quase escrevi players): os técnicos e/ou com experiências anteriores que, se espera, tratarão de desempenhar as tarefas em suas respectivas áreas; e aqueles que farão parte do confronto mais direto com os problemas formais ou informais, um núcleo duro formado por gente de confiança e/ou indicados para pagar dívidas com apoiadores.

Cláudio Marques recebe a Setuc do ex-secretário José Saud em setembro de 2013

Esse desenho é mais velho que andar para a frente. O problema começa, de fato, quando o desenho começa a adquirir vida. Cada vida tem nome, origem e uma história. Um conjunto de informações alimentarão a bússola que indicará o rumo que caberá ao prefeito seguir ou desprezar. E as informações estarão na mesa do jogo.

Por isso, a história começa muito antes da abertura das urnas. Cada um dos nomes indicados para assumir alguma atividade no palácio do Bom Conselho representará, em princípio, algum acordo pré-estabelecido. E aí começará a ser desenhado o perfil do novo prefeito.

Saud já passou por essa experiência quando assumiu a Setuc – Secretaria de Turismo e Cultura – no primeiro governo de Ortiz Jr. O compromisso do prefeito com o o secretário recém nomeado era mais forte do que a relação de parentesco que Jr tinha com uma prima que perdeu o cargo para Saud, mas não perdeu a pose. Mas ela imaginava que era a secretária e agia como tal. E de quebra seu marido tinha  uma desenvoltura na área cultural tal qual a do  prefeito que só seria “eleito” em 2012 quando em 2011 se aboletou na FDE – Secretaria de Desenvolvimento da Educação sem qualquer cargo ou função formal quando seu pai era o presidente. Ortiz Jr quase pagou muito caro por essa aventura. Chegou a ser cassado e afastado da Prefeitura. E só retornou ao cargo por razões até hoje questionadas no mundo jurídico.

Saud saiu da prefeitura e foi chamado de bocó por Ortiz Jr em vídeo que viralizou depois de distribuído pelos apoiadores da campanha do candidato apadrinhado pelo prefeito. A prima foi mantida e fez tudo que o executivo ordenou. A Setuc era e continuou sendo moeda de troca entre o Bom Conselho e a Câmara. Não tenho como provar, mas tendo a considerar que essa teria sido uma das causas que provocaram a saída de Saud da PMT em 2013.

O futuro prefeito como presidente da Convention & Visitors Bureau viveu também a experiência de assumir a Vila Santo Aleixo sem plano, sem estudos e sem política para sua restauração e uso. O patrimônio histórico continua no mesmo lugar cada vez mais deteriorado.

Candidato a prefeito em 2016, Saud concede entrevista na redação do Jornal Contato

Mas as experiências, embora curtas, foram importantes para Saud formar uma opinião crítica ao prefeito, principalmente a respeito do núcleo duro que Jr criou, e o levou a disputar a Prefeitura em 2016.

Saud conheceu o núcleo duro que tinha autonomia e força suficiente para impedir que o prefeito indicasse Johnny de Oliveira para ser o candidato da família à Prefeitura. Decisão que provocou seu afastamento do pai Bernardo Ortiz na eleição de 2020.

José Antônio Saud aprendeu o caminho das pedras que irá trilhar sem seu jipão com tração nas 4 rodas. Em breve saberemos os primeiros nomes que ele “escolheu” para que possamos estimar o tamanho de sua dívida com os vários segmentos da TFT – Tradicional Família Taubateana. Vamos torcer para que faça um bom governo, apesar das forças que o apoiaram e que tudo farão para que tudo continue como sempre foi.