Um leitor perguntou-me sobre o significado da palavra crônica, pois é uma palavra onipresente nos diversos média (substantivo masculino plural de mídias)

          Atualmente existem vários tipos de crônicas, pois a mesma pode ter caráter humorístico, crítico, informativo, satírico, jornalístico, lírico, científico, histórico, etc. Porém, como a origem da palavra crônica é grega vem de chronos (tempo), isso implica que uma das características desse tipo de texto é o seu caráter contemporâneo.

Na mitologia grega, Chronos (em latim Chronus) era a personificação do tempo.Assim, para mim, a crônica é um gênero que tem relação com a ideia de tempo e consiste no registro de fatos e ou informações  do cotidiano em linguagem literária, conotativa. Segundo esse critério, podemos então escolher dois tipos de crônicas como paradigma para os demais, a saber:

  1. A crônica Jornalística;
  2. A crônica Histórica.

No século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, a crônica passou a fazer parte dos jornais. Assim surgiu a “Crônica Jornalística”. No jornalismo, a crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal.

Possui uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar ou informar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. Nesse sentido mais restrito, uma crônica é uma forma textual no estilo de narração que tem por fatos aquilo que acontecem em nosso cotidiano. Por este motivo, é uma leitura agradável, pois o leitor interage com os acontecimentos e por muitas vezes se identifica com as ações tomadas pelas personagens.

Você já deve ter lido algumas crônicas, pois estão presentes em jornais, revistas e livros. Além do mais, é uma leitura que nos envolve, uma vez que utiliza a primeira pessoa e aproxima o autor de quem lê. Como se estivessem em uma conversa informal, o cronista tende a dialogar sobre fatos até mesmo íntimos com o leitor.

O texto é curto e de linguagem simples, o que o torna ainda mais próximo de todo tipo de leitor e de praticamente todas as faixas etárias. A sátira, a ironia, o uso da linguagem coloquial demonstrada na fala das personagens, a exposição dos sentimentos e a reflexão sobre o que se passa estão presentes nas crônicas.

Para outros escritores, uma crônica se reduz a uma história que expõe os fatos em narração simples e segundo a ordem em que eles se vão acontecendo. Algumas são obras de testemunhas oculares ou contemporâneas, mas outras são escritas muito tempo depois dos eventos que descrevem e podem ser muito fantasiosas. A crônica histórica busca sempre relatar a realidade social, política ou cultural, avaliada pelo autor quase sempre com um tom de protesto ou de argumentação. Por exemplo, na Bíblia encontramos vários textos que podem ser enquadrados como “Crônicas Históricas”.

Como exposto acima, há vários motivos que levam os leitores a gostar das crônicas, mas e se você fosse escrever uma, o que seria necessário? Vejamos de forma esquematizada as características da crônica:

  • Narração curta;
  • Descrição de fatos da vida cotidiana;
  • Restrito a um tempo cronológico determinado.

Portanto, se você não gosta ou sente dificuldades de ler, a crônica é uma dica interessante, pois possui todos os requisitos necessários para tornar a leitura um hábito agradável!