Papa Francisco permitiu acesso à comunhão aos casais em segundas núpcias e abriu ao pertencimento comunitário católico de casais do mesmo sexo

Quem diria, mas é verdade, o ano se aproxima do fim. Uma enxurrada de memes, piadas, reflexões engraçadas ou não, todas espelham o 2020 como o mais complexo e tenso de nossas vidas. Unanimidade. Seremos rememorados de maneira trágica pela pandemia do tal “novo corona vírus”. Sozinhos ou em conjunto torcemos pelo sucesso da vacina que há de nos redimir e assim esperamos, sem muita paciência, que as voltas dos ponteiros sejam céleres para essa virada. Que os deuses oxalás e encantados se harmonizem para a superação desta página. Precisaremos de séculos para avaliar danos, medir consequências e ajuizar impactos; resta, por enquanto, ponderar sobre o presente.

Fico, então, pensando com meus botões em nomes que merecem destaque neste pedaço de tempo azedo. Por lógico, mais do que sair elegendo pessoas, em nível de responsabilidade crítica, desenho critérios. O mar de possiblidades tende ao infinito, pois não faltaram tipos lutadores: pessoal da saúde, garis, serviçais de vários setores. Isto obriga a pensar na dupla face da moeda que negocia valores humanos, humanitários e humanísticos. Pronto, está dado o sentido da análise que de um lado ampara questões gerais, do mundo, e de outro do Brasil, ou pelo menos dos brasileiros que buscam se entender além dos limites da própria ideologia. Claro que há riscos e que facilmente pode-se argumentar que tudo é político, mas o teor das mensagens qualificadoras de cada caso pode explicar os fundamentos das escolhas.

E começo por distinguir a figura do Papa Francisco. É bom iniciar pelo aspecto religioso, colocando a espiritualidade como fator institucional da busca de paz e fraternidade entre os complicados seres humanos. A renovação da Igreja Católica é missão mais do que difícil. Como uma das mais antigas formas de comando histórico, o espaço de negociação da Igreja tem que ser plástico e flexível, capaz de acatar e se exibir dona de erros. Não fora assim não teria sobrevivido. O que na aparência é virtude, porém se veste de desafio quando se leva em conta a atualização dos limites. Há alguns aspectos que merecem luzes ao valorar o Papa: a coragem de acolhimento de fieis antes apartados dos sacramentos. Refiro-me especificamente a duas atitudes: 1- a permissão de acesso à comunhão aos casais em segundas núpcias, e, 2- a abertura ao pertencimento comunitário católico de casais do mesmo sexo. Queiramos ou não, são atos de bravura e solidariedade e abertura. O simples fato de mexer neste vespeiro clama o maior respeito ao diálogo. Por certo há outros itens que podem ser sublinhados: o ataque à pedofilia no âmbito da comunidade eclesial, o saneamento da corrupção do Banco do Vaticano, mas tudo o mais fica suplementar.

Pepe Mojica saindo de seu fusquinha quando era senador

José Mojica, o Dom Pepe do Uruguai. Que figura humana! Agricultor, em sendo jovem fez valer suas utopias e pagou caro por supô-las viáveis. Depois de anos dolorosos de reclusão, purificado, se transforma em político chegado às polêmicas do nosso tempo. Mojica não mediu esforços para por em prática debates que levaram, entre tantas outras, a institucionalização das relações de casais do mesmo sexo e, sobretudo, o combate valente com as forças do mercado de drogas. Ao ordenar o consumo público do uso da maconha, Dom Pepe, enfrentou o ostensivo cartel de drogas do sul continental. E conseguiu. Há algo mais na biografia deste latino-americano destemido. Eleito senador, ciente de seus limites de saúde e de participação na arena política, sem medir temores, pediu sua renúncia. E encerra sua carreira pública pobre e falando de amor.

Carol Solberg, atleta do voleibol de praia, soltou um sonoro “fora Bolsonaro”

Do exemplo de velhos, para novos, do cosmo ampliado para o brasileiro, quero deixar minha homenagem a Carol Solberg, atleta do voleibol de praia, moça que inconformada com o ambiente político soltou um sonoro “fora Bolsonaro”, em pleno ato de desabafo, na vitória de sua equipe. Representando o avesso de outros atletas que se declararam favoráveis ao capitão presidente, ela ousou se expressar. Tudo ficaria neutralizado, não fosse o estapafúrdio destaque dado em favor de sua punição como se ela fosse exceção. Imbuídos de poder, comitês autoritários optaram por adverti-la, agindo de maneira diferente de casos como Ronaldinho Gaúcho, Felipe Melo, Diego Souza. Exaltada, alegando liberdade de expressão, a jovem tem sido elevada a condição de símbolo de coragem e posicionamento feminino em falar da democracia.

O “anjo das ruas”, padre Júlio Lancelotti há 35 anos atua em favor dos mais desprovidos

O padre Júlio Lancelotti, chamado “anjo das ruas”, há 35 anos atua em favor dos mais desprovidos da sociedade brasileira. Só em São Paulo temos cerca de 35 mil moradores de rua. O padre Lancelotti estabeleceu um parâmetro fundamental para atuação em favor dos excluídos: lutar pela dignidade, mas não em sentido amplíssimo, e sim a partir de uma causa concreta: os sem teto. E dai o desdobramento da causa em prol dos negros, indígenas, migrantes e das comunidades rebaixadas na consideração social: cadeirantes, lgbt, violentadas e violentados, excluídos políticos. Tudo a partir da pobreza e do abandono dos miseráveis. Dono de uma audácia quase que inexplicável, o “padre dos pobres” não mede limites para exposições públicas. Por certo, isto lhe custa muito, inclusive (imaginem) um processo de Bolsonaro que teve seu pedido acatado por um juiz. Entre tantos exemplos edificantes, sem dúvidas o padre Lancelotti é, para mim, o mais destacado como “personalidade do ano”.

Lembrei-me para finalizar de uma frase dita por Camus em discurso sobre a humanidade: há nos seres humanos mais coisas a admira do que a diminuir a condição. Os nomes acima, bem provam isso. E que venham novos exemplos. E que vá a pandemia com os maus governantes.