Janja, Lula, Xi Jinping e a primeira-dama chinesa Peng Liyuan, na manhã dessa terça-feira, 13 de maio
Foi logo na manhã dessa terça-feira. A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, voltou a pisar na bola. Dessa vez foi na China, principal parceiro comercial do Brasil. Ela não tinha nada a ver com a reunião que estava sendo realizada com o presidente chinês Xi Jinping. Aliás, ela nem sabia do que se tratava. Mas…
De repente, não mais que de repente, tal qual um provocador infiltrado, ela “pede” a palavra. A delegação brasileira sentiu um frio até então desconhecido. A Tik Tok nos EUA é acusada de ameaçar a segurança nacional e a privacidade de dados. Ela pertence à empresa chinesa ByteDance que, segundo o governo norte-americano, pode usar a TikTok para coletar dados confidenciais de milhões de americanos e disponibilizá-los ao governo chinês. Por isso, o governo americano tenta forçar a venda da participação da empresa chinesa para uma companhia americana — algo que tem gerado irritação no governo chinês.
A primeira dama começou a falar dos efeitos nocivos da chinesa TikTok, que a plataforma representava um desafio em meio ao avanço da extrema direita no Brasil. Para ela, o algoritmo favorece a direita. Santa ignorância!!
O troco diplomático foi dado pelo presidente chinês que simplesmente afirmou que o Brasil tem legitimidade para regular e até banir, se quiser, a plataforma. E até a primeira-dama da China, Peng Liyuan, teria ficado irritada com o comportamento de Janja.
A representação diplomática brasileira, considerou a postura de Janja desrespeitosa em relação ao presidente Xi Jinping.
Provavelmente Lula, como sempre faz, encontrará alguma forma para defender a postura inadequada de sua esposa.
Na minha opinião, já está ficando tarde demais para um cala boca sem nada de machista, mas necessário, para essa mulher inconveniente que parece gostar muito de viajar de avião.
No Comment