tiaanastacia@jornalcontato.com.br

Até tu Filippini?

Dona Luciana, a prefeita de fato, anuncia ampla reforma administrativa depois das eleições. O fiel dr. Pedro Henrique é um dos puxadores da lista de decapitados e um dos mais odiados pelos doentes que não conseguem receber os medicamentos que a prefeitura tem obrigação de fornecer.

 

Advogados da Prefeitura

Tia Anastácia ficou preocupada com o barulho que causou na Prefeitura a nota sobre advogados amigos de Fernando Gigli, em São Paulo, sem as qualificações exigidas, para atuar junto ao Tribunal de Contas do Estado. Sábia, a veneranda sugeriu ao seu sobrinho só divulgar o resto da matéria na próxima semana e aproveitar o feriado para acender uma vela e rezar o terço na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

 

Presidência da Câmara

Tia Anastácia tem recebido muitas reclamações de tucanos locais, regionais e até de alta plumagem a respeito do comportamento do vereador Ângelo Filipini. Primeiro, se calou diante da ponte sobre o rio Una, na estrada do Rio Comprido. E agora, estaria apoiando o vereador Carlos Peixoto (PSC) à presidência daquela Casa, inimigo número um dos tucanos que habitam a Câmara. “Será que Filippini se encantou com o canto da sereia do Palácio Bom Conselho”, pergunta encafifada a veneranda Tia Anastácia.

 

Reitora dá o troco

Professora Lucila, reitora da Unitau, é uma caixa de surpresas. Agradáveis surpresas. Perguntada a respeito da nota veiculada na edição anterior sobre a demissão do chefe da Procuradoria da universidade e a contratação de novo procurador sem concurso, dra. Lucila não vacilou. Confira suas repostas: 1) Chefe da Procuradoria Jurídica da Unitau é cargo em comissão para qual não é necessário concurso, um cargo de confiança da reitora. Por isso, nomeei dr. João Irineu Marques, profissional de minha confiança para o cargo. 2) Assessor Jurídico da reitoria é cargo em comissão. Nomeei dr. Jorge do Carmo. 3) Os dois advogados concursados que fazem parte da Assessoria Jurídica permanecem nos seus cargos. 4) Dr. Dorival José Franco nunca prestou concurso para Procurador. Seus concursos foram para professor e para escriturário datilografista. Ele foi “nomeado em caráter efetivo” pelo então reitor Walther Taumaturgo Jr. Isso não existe. 5) Dr. Dorival, nesse momento, está respondendo um processo disciplinar na Unitau. O assunto está sendo apurado por uma Comissão de Sindicância. Nada mais disse, nada mais lhe foi perguntado. Tia Anastácia fica emocionada diante dessa corajosa mulher. “Imaginem se houvesse mais mulheres como essa na administração pública”, suspira a veneranda senhora.

Saúde rebelada 1

Fax enviado pelo Ouvidor da DIR XXIV à Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado relata três infrações que teriam sido cometidas pela Sociedade Assistencial Bandeirantes (SAB), responsável pela administração do Hospital Regional: 1) A SAB infringiu a Lei no. 10.294/99 e desobedeceu o Decreto no. 50.656, de 30 de março de 2006, enquanto gestora do Hospital Regional do Vale do Paraíba; 2) a SAB não atende ao propósito da referida lei na seção IV, artigo 8, § 1º, item a) Ouvidoria; e não atende ao artigo 1º. Parágrafo único do Decreto no. 50.656. Em seguida, o Ouvidor tece uma série de considerações para concluir; ‘encaminho esse ofício à estância superior (sic) para as devidas providências, frente a uma clássica situação de “improcedência administrativa”. Dr. Antônio Celso Lerário Iervolino, Ouvidor DIR XXIV, assina a denúncia.

 

Saúde rebelada 2

CONTATO ouviu a outra parte (dra. Aldinéia Martins, diretora técnica do HR, e Valentin Biazotti, diretor administrativo). “Nós cumprimos rigorosamente o contrato que temos com o governo do Estado e que é fiscalizado pela Coordenadoria de Contratação de Serviços de Saúde”, afirma Aldinéia. No mesmo instante, Valentim exibe uma cópia do contrato registrado como Processo no. 001.0100.000.082/2006, batizado como Convênio do Estado com a Sociedade Assistencial Bandeirantes, uma organização social contratada para administrar o Hospital Regional. O item W, da cláusula 4ª., afirma que uma das obrigações da Conveniada é “Instalar no Hospital serviço de atendimento ao cliente, encaminhando à Secretaria [de Saúde] relatório mensal destas atividades”. Tudo indica que Sandra Tutihashi, terá muito trabalho para segurar dr. Antônio Celso e pedir que ele comece a instalar a ouvidoria na DIR XXIV, onde ela é diretora técnica e ele o ouvidor. Tia Anastácia balança a cabeça desconsolada com a mágoa que tortura o coração do amigo do seu sobrinho preferido.

 

Descaso

Além de não receber os medicamentos que os próprios médicos da Prefeitura de Taubaté receitam, Maria Antonieta Inácio de Oliveira encontrou, mais uma vez, as portas fechadas do Executivo municipal. Contando com a solidariedade de desconhecidos, Maria Antonieta precisava somente de uma simples assinatura do médico Jaime Anbinder, que a assiste desde 2002 pelo Qualist. Munida dessa firma, ela poderia solicitar que laboratórios doassem os devidos medicamentos que a Prefeitura não possuiu atualmente. Entretanto, o médico se recusou a assinar o documento por ordens de seu superior, que reprovou a atitude de Maria Antonieta de expor seu caso à imprensa local. O vereador Jéferson Campos (PT), presidente da Comissão de Saúde, promete tomar providências. Enquanto isso, Tia Anastácia não pára de admirar a postura corajosa e perseverante de Maria Antonieta.

 

Próxima aquisição do Corinthians: um Legacy 600, pra ver se acertam o
GOL....”

| home |

© Jornal Contato 2006