Fisiculturismo
Cabeça, tronco e músculos

Celso Júnior Togni de Souza, o Celso Júnior, apenas 16 anos, é um fisiculturista de destaque e uma grande promessa nacional que, apesar do avantajado porte físico, quer ficar ainda mais forte. É mais um talento taubateano em busca de incentivo e patrocínio para enfrentar a rotina e a maratona que esse tipo de atividade exige

Por Melissa Oliveira

      Celso, apesar dos seus apenas 16 anos, ocupa lugar de destaque nos campeonatos de fisiculturismo que participa. Ele se enquadra na categoria júnior que abrange jovens de até 21 anos. A desvantagem na idade é compensada pelo resultado escultural de seu perfil atlético que deixa adversários mais velhos para trás.
      Nos Campeonatos Valeparaibano, em 04 de agosto, e Paulista, em 18 do mesmo mês, obteve o 2º lugar. E no sábado, 15, ele levou o nome da cidade para o Campeonato Brasileiro, o VI Nabba Brasil de Musculação, no teatro APCD em São Paulo.
      A competição é organizada pela NABBA – National Amateur Bodybuilders Association – uma organização mundial do ramo, com mais de 70 países afiliados, que realiza campeonatos no mundo todo. Cada estado possui um órgão registrado junto à NABBA e Celso representou a FEPAM – Federação Paulista da Musculação. Na última semana de treinos antes do campeonato, Celso dá uma lição de humildade: “Para mim, representar a cidade e região já é uma grande vitória. Minha expectativa é a melhor, quem sabe ganhar o troféu também... Mas o que eu quero mesmo é sempre competir”.
      Não foi dessa vez que Celso levou o troféu brasileiro para sua coleção, mas pela desenvoltura do atleta e a vontade de continuar crescendo – no aspecto físico, principalmente – haverá ainda muitas outras oportunidades. Segundo o jovem atleta, a participação no Campeonato já foi de grande valia e a conquista do 5º lugar não atrapalhou em nada os seus sonhos. “Todos os competidores tinham de 18 a 21 anos, e para mim, ficar em quinto já foi muito importante”, diz Celso, sempre sorridente.

Futuro
      Celso Júnior Togni de Souza treina durante 1 hora e meia, 5 vezes por semana. Praticou esportes desde cedo e sempre foi “fascinado por musculação”, atividade que iniciou aos 14. Quando percebeu sua aptidão genética para desenvoltura de músculos, aderiu aos conselhos dos técnicos Flávio de Oliveira e Alderson de Araújo: treinar para competir. Desde então, Celso se dedica ao fisiculturismo – esporte que busca a melhor definição muscular. “Na história do Brasil, é o único com essa idade tendo esse desempenho”, elogia o treinador Flávio, quem mais incentiva Celso na academia Flex Physical, localizada nas dependências da ADPM – Associação Desportiva da Polícia Militar.
      Os planos do pequeno-grande competidor são fazer faculdade de Educação Física, e, posteriormente, especializar-se em Body Builder. E, claro, “nunca deixar o fisiculturismo de lado”. A família dá o apoio necessário, mas o suporte financeiro vem, desde o Campeonato Valeparaibano, através da empresa Security Master, de Campos do Jordão. Para continuar sua carreira, ter o melhor preparo físico possível e estar presente em mais campeonatos, Celso busca mais patrocínios. Os telefones de contato para quem deseja incentivar mais um jovem talento de Taubaté são: o da academia Flex Physical 3686-4599 e o celular do próprio Celso: 9747-6609.