Queda na qualidade da Educação Média

Se o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) fosse uma prova escolar comum, os participantes de 2006 estariam reprovados na parte objetiva e passariam com a nota mínima na prova de redação

     O Enem foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino médio em todo o país. A prova não é obrigatória e é aplicada, uma vez por ano, aos alunos que concluem essa fase da vida escolar. No Enem 2006, os estudantes acertaram 36% da prova objetiva e a escola pública "perdeu" em todo o Brasil. Ale disso, Os seus resultados exibem uma contínua queda de qualidade em nossa educação média
     Em todos os Estados, sem exceção, os alunos de escolas particulares tiveram médias melhores que os das públicas. Se o Exame Nacional do Ensino Médio fosse uma prova escolar comum, os participantes de 2006 estariam reprovados na parte objetiva e passariam com a nota mínima na prova de redação. Na objetiva, numa escala da zero a 100, os alunos que fizeram a prova do ano passado receberam nota média de 37 pontos. Na redação, a nota média foi de 52.
Houve queda em relação ao Enem 2005. Na ocasião, a média geral nas objetivas foi de 39, e na redação chegou a 56.
     A média dos alunos egressos de escolas públicas foi inferior a dos que saíram de escolas particulares. Os de escola pública obtiveram média de 35 na prova objetiva e 51 na de redação. Os alunos de escolas particulares obtiveram média de 50 na parte objetiva e 60 na redação.
     O Enem registrou, por outro lado, recorde de participação em 2006: cerca de 2,7 milhões de estudantes fizeram a prova, de um total de 3,7 milhões de inscritos. O percentual dos inscritos que efetivamente compareceram à prova foi o mais alto desde 1998, quando o exame foi implantado: 74,89% do total. A prova foi realizada no dia 27 de agosto do ano passado.
Fizeram o exame os alunos que concluíram o ensino médio no ano passado e também os egressos, ou seja, os que já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores. A prova do Enem é um dos critérios que permite a estudantes de baixa renda se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas. A nota mínima que deve ser alcançada no Enem para conseguir uma bolsa no Prouni este ano é 45 pontos.

 

 

     Enem 2007 recebeu cerca de 907 mil inscrições pela Internet. A previsão é que o balanço com o número total de inscritos ao exame seja divulgado a partir da próxima semana. Ele será aplicado no dia 26 de agosto
     Das 22.473 respostas enviadas por internautas para a enquete “Por que você vai fazer o Enem 2007?”, 72,2 % indicaram que é para entrar na faculdade ou para conseguir pontos para o vestibular. Em segundo lugar ficou a opção “Para testar meus conhecimentos e minha capacidade de raciocínio”, com 15,8%.
     Foi pequena a variação em relação ao ano passado quando “O ingresso na faculdade ou o somatório de pontos para o vestibular” também foi o principal motivo pelo qual os jovens disseram fazer o Enem 2006, quando responderam o questionário socioeconômico. Em segundo lugar ficou a opção “Para testar meus conhecimentos/minha capacidade de raciocínio”, com 17,94%.