A arte de compartilhar...

“Depois de parar de andar/Depois de ficar e ir/Hei de ser quem vai chegar/Para ser quem quer partir” (Fernando Pessoa)

    Nem só de verde e amarelo, samba e futebol é feito o brasileiro. Além de saber e querer curtir a vida, ser proprietário do seu próprio imóvel é prioridade para homens e mulheres, solteiros ou casados, com ou sem dependentes. Levantar sua própria moradia, do jeitinho que se quer, é um plano cada vez mais difícil de ser realizado diante dos preços altos de bons terrenos, já que a grande procura recai nos condomínios fechados e bem localizados.
    A preocupação com a segurança é um balde de água fria neste sonho quando o lote é independente. Assim, os apartamentos têm ganhado pontos com muita gente – por várias razões.
    A mais importante delas é a ampla oferta de crédito de financiamento e a queda de juros. Mesmo as classes médias e baixas, pouco lembradas no passado pelas grandes incorporadoras, estão na mira dos lançamentos. O difícil nesta empreitada é encontrar um espaço que atenda plenamente ao seu sonho.
    Com as mudanças na composição da família nos últimos anos (muitos casamentos, muitos filhos agregados, muitos descasados, muitos idosos independentes) surgiram expectativas consideráveis para estes imóveis, ampliando o leque de opções. Porém, com certeza, depois da compra vem a reforma, pois, apartamentos usados e antigos pedem pelos menos uma troca de revestimentos, e os novos uma adaptação das paredes para melhor adequação do espaço.
    Este item deve ser colocado no orçamento, assim como ficar a par da administração do condomínio e ainda investigar se o perfil dos moradores e a rotina do local combinam com seu estilo de vida. É a melhor maneira de evitar atritos e arrependimentos tardios. Só então você terá sinal verde ou vermelho, para que este sonho dourado não vire em negro pesadelo.

 

 


    • Lar Doce Lar: Você economizou mais do que pôde, conseguiu financiar o apê dos seus sonhos, e agora só pensa em curtir o dia-a-dia no maior sossego. Até ser acordado no meio da noite pelo choro do bebê do casal vizinho. Fica sabendo depois que ele é assim mesmo, uma gracinha que troca o dia pela noite.

    • Amor à primeira vista: Você se apaixonou logo que viu a ampla varanda. Veio, então, a tentadora idéia de fechar a área com placas de vidro e assim integrá-la ao estar, ampliando o espaço de convivência para os muitos amigos. Com certeza, vai ficar lindo!

    • Que pena: Por se tratar de interferência na fachada, mesmo que seja no 8º andar e visualmente não se perceba, dificilmente esta reforma será aprovada em assembléia por outros condôminos. O síndico, de cara, vai alertar que não adianta querer ser diferente. Portanto, sossega!

    • Kit de boa educação: Certas regrinhas básicas fazem diferença 1) No elevador, os mais velhos entram primeiro, também não custa manter a porta aberta para aguardar um morador que esteja se aproximando 2) Na garagem, não estacione nem sequer um “minutinho” na vaga dos outros, o dono aparece quando a gente menos espera 3) Reuniões barulhentas, por favor,só no salão de festas, nunca no pátio.

    • Que seja infinito enquanto dure: Este é o lema a ser adotado. Ponha um sorriso muito lindo no rosto e passe alegria aos muitos mal humorados que com certeza cruzarão seu caminho. Usar o bom senso, é uma boa dica para evitar arbitrariedades. Boa sorte!