Amanhã, domingo, 20, termina o Campeonato Mundial Master de Natação, em Budapeste, Hungria, onde três taubateanos participaram com destaque: Nelson Campello, 80 anos, Anete Guisard, 67, e José Eugênio Guisard Ferraz, 72, da equipe que venceu e estabeleceu no recorde mundial para o 4 X 50 metros medley (quatro estilos)

             O Campeonato Mundial é realizado pela FINA (Federação Internacional de Natação e envolve cerca de 10 mil nadadores de todo o planeta.

A equipe brasileira, Brasil Master, venceu o revezamento 4 X 50 metros medley (quatro estilos) e estabeleceu um novo recorde mundial com a merca de 2´ 16´´ e 15 centésimos. Com esse resultado, superaram os americanos que de detinham o recorde desde 2009.

Equuipe de revesamento middley

Zé Eugênio segurando o pavilhão nacional no alto do pódio

            A equipe recordista Master Brasil é formada por José Loro, de São Paulo nadando costas, Antonio Orselli, de Araraquara, de peito, Paulo Motta, borboleta  e Zé Eugênio fechou o revezamento nadando livre. Paulo Motta é de Caçapava, médico que morou em Sorocaba, se aposentou e agora mora em Taubaté, no condomínio Chácaras Cataguá,

Nessa prova, os húngaros donos da casa ficaram em 3º lugar, os americanos em terceiro e duas equipes russas ficaram em 4º e 5º.

Ouvido por nossa reportagem, Zé Eugênio comentou: “Meu tempo foi 31″02, para a minha parte do revezamento. A idade já tá me desacelerando bastante…” A modéstia ainda continua a fazer parte de sua personalidade. Por isso, os amigos mais chegados o apelidaram de Príncipe Submarino. (ler abaixo)

Nelsinho

Nelsinho Campello, devidamente medalhado em Budapest

            Nossa reportagem não conseguiu comunicar-se com os outros membros da equipe taubateana. Entretanto, registrou que Nelsinho Campello e Anete Guisard nadaram só provas individuais.

Anete Guisard

Anete Guisard fazendo um pouco de turismo em Budapest; ninguém é de ferro

Até ontem, sexta-feira, Nelsinho Nelsinho tinha obtido o 5° lugar nos 100 metros livre e o 6° no 50 e 200 metros livre. Ainda faltava disputar as provas de nado  costas, sua especialidade. Anete obteve o 11° lugar do mundo na sua prova principal, a do 50 metros nado borboleta.

Segundo Zé Eugênio, o campeonato está muito forte, mesmo.

A esses fenômenos, que tanta inveja deve causar na velha guarda que não sai de frente da televisão, nossas mais sinceras homenagens.

Duas fotos do início da carreira de Zé Eugênio no TCC

Natacao TCC com Deise

Equipe do TCC no final dos anos 1950: Panno, Giovanetti, Márcio, Laurinho, Zé Eugênio, Paulo de Tarso, Cesário, Malaman e Deise, técnico

Equipe TCC com Tio reduzida

Começo dos anos 1960: Tarciso, Camilher, Tio (pai do Zé Eugênio agachado, Zé Carlos 21, Gabriel atrás do Zé, Dino, Marcos Pé e Laurinho na sua frente, Paulo de Tarso e Giovanetti

********

O que é o Mundial de Masters

O Campeonato Mundial Master começou no dia 07 e deverá ser concluído no dia 20 de agosto em Budapeste, na Hungria. Esse campeonato acontece a cada dois anos nas mesmas estruturas e piscinas que recebem o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos da FINA. A competição conta com atletas masters de natação, águas abertas, polo aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado.

O Campeonato Mundial Master foi disputado pela primeira vez no Brasil em 1990, no Rio de Janeiro. Em 2015, ele foi integrado à programação do Mundial de Esportes Aquáticos. O Masters é disputado após o término das provas de natação da categoria absoluta, uma forma de integrar os atletas masters ao ambiente de um grande evento internacional e motivar também os nadadores de hoje que no futuro serão masters. O mundial começou com 1.000 participantes e já chegou a ter 12.000 em apenas uma competição. Os 4 principais objetivos deste evento são: Amizade, Compreensão, Participação e Competição.

Em 2019, o Mundial será realizado na Coréia do Sul.

******

Príncipe Submarino

Namor the Sub-Mariner foi publicado pela primeira vez na revista Marvel Comics em outubro de 1939. Foi a primeira revista em quadrinhos da Timely Comics, uma predecessora da Marvel Comics nas décadas de 30 e 40, período, conhecido por historiadores e fãs como a Era de Ouro dos Quadrinhos.

Principe Submarino

Suas origens estão relacionadas à lendária Atlântida. Namor é filho da princesa Fen — herdeira direta do trono de Atlântida, e filha do Imperador Thakorr — e de Leonard McKenzie norte-americano. A linda e impetuosa mãe de Namor subiu à superfície para investigar explosões que ocorriam à capital de Atlântida, quando conheceu o capitão McKenzie e se apaixonaram. Ela voltou ao trono grávida. Na Atlântida nasceu Namor – que em língua atlante – significa “o filho vingador”. Ele nasceu branco como o pai, com olhos claros que variam entre o azul e o verde, aproximadamente 1,85m, corpo esguio e apêndices nos calcanhares que assemelham-se às asas de aves.

Mutatis mutantis, eis porque nosso Zé Eugênio é conhecido como o nosso Príncipe Submarino.