Imagens exclusivas da visita feita pelo Defensor Público Wagner Giron De La Torre à reforma da Prefeitura Municipal de Taubaté (PMT) na Casa da Lavoura, na Praça Oito de Maio, onde três painéis do Mestre Justino ali pintados correm o risco de sumir para sempre. Realizada na tarde desta terça-feira, dia 10, a vistoria in loco pretendeu verificar se a liminar expedida pela Vara da Fazenda Pública está sendo cumprida. E não estava.
O defensor público solicitou a paralisação das obras, mas o Juiz de Direito mandou a PMT realizar vigilância 24 h, a limpeza da área do entorno dos três murais e a cobertura dos mesmos para evitar danos possíveis provenientes das intempéries da obra. Mesmo assim, os painéis continuavam expostos até hoje, sem nenhum tipo de cobertura ou telhado.
Vale lembrar que a reforma no local iniciou-se sem a qualquer proteção das obras de arte do Mestre Justino. Depois de intensa mobilização da sociedade civil, a PMT decidiu cobri-las com isopor, madeirite e lona preta. O pior foi constatar que uma das lonas pretas estava rasgada, o que, evidentemente, não protegerá a obra de arte das águas da chuva ou das mudanças climáticas. Durante a visita também foi constatado que os pedreiros executam a obra sem o projeto por perto. Quando pediu para analisá-lo, o defensor público foi informado por um pedreiro que o projeto não se encontrava na obra.  Todos os detalhes na edição 556 do CONTATO.