Entre os dias 1 e 3 de dezembro, acontece a 3ª edição da Virada Inclusiva, evento coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para celebrar o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. Ao todo, mais de 80 cidades terão atividades voltadas para a cultura, lazer e esporte, distribuídos entre as ruas, praças, parques, museus e teatros de todo o estado.

No dia 1 de dezembro, a partir das 9h30, acontece no Sesc de Taubaté uma partida de futsal inclusivo. No mesmo horário, haverá campeonato de xadrez para cegos, em parceria com a Federação Paulista de Desportos para Cegos. Entre às 10h e 14h, a Tenda do Sesc será o local reservado para as intervenções artísticas com atores, para retratar a temática da inclusão da pessoa com deficiência. Na mesma data, haverá apresentações esportivas de vôlei sentado, encontro com contadores de histórias, oficina de trabalhos manuais e apresentação de dança.

No segundo dia, às 9h30, acontece na Nave Cultural do Sesc, o Campeonato Estadual de Xadrez para Cegos. A partir das 10h, haverá uma caminhada musical pelas alamedas do Sesc Taubaté. Entre os eventos, os moradores da região poderão conferir apresentações musicais e dança, jogos de mesa e oficinas de linguagem de teatro e circo.

O encerramento da Virada Inclusiva será na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e contará com o Ballet Fernanda Bianchini, que reúne bailarinos com e sem deficiência visual, e apresentará, entre outros temas, a coreografia exibida na cerimônia das Paralimpíadas de Londres.