Assim que os holofotes foram acesos por uma emissora de TV, eis que Prefeitura ensaia um teatrinho de chanchada de quinta categoria para fingir que trabalha. Uma farsa que deverá aumentar ainda mais, quanto mais se aproximarem as eleições municipais do próximo ano. Ou seja, os caras de pau imaginam que o eleitor além de burro não tem memória

 

Depois das denúncias feitas por CONTATO sobre o abandono em que se encontra a Vila Santo Aleixo, um patrimônio histórico tombado, uma conhecida rede de televisão resolveu fazer uma reportagem. O movimento Preserva Taubaté foi convidado a participar.

Na segunda-feira, 23, a rede de TV, devidamente assessorada pelo movimento, constatou no local o completo abandono e descaso da Prefeitura. As janelas, por exemplo, estão todas abertas e quebradas, as paredes corroídas e o mato toma conta do local.

Diante da movimentação na frente do patrimônio tombado e abandonado, muitos cidadãos que por ali passavam pararam para lamentar a situação a que chegou o casarão que já abrigou o Cardeal Arco Verde. Outros se mostraram preocupados também com a proliferação do mosquito da dengue no local, já que devido ao descaso, pessoas sem conscientização estão jogando lixo no local e acumulando entulho.

Esses depoimentos confirmam a pletora de denúncias por inciativa do movimento Preserva e veiculadas no CONTATO. A última desculpa oficial foi registrada na edição 678: “Villa Santo Aleixo – A memória de Taubaté, quem diria, foi parar na fossa séptica”.

A chamada da reportagem é esclarecedora: “O jogo do empurra-empurra quando o assunto é responsabilidade pública é a marca da administração municipal capitaneada por um historiador, filho de outro historiador, que parecem ter se esquecido da História da terra de Lobato”.

 

Otoridades

Wanderlan Ramos de Carvalho Filho, gerente da área de Museus, Patrimônio e Arquivos Históricos da Prefeitura de Taubaté, em tese deveria ser o responsável pelos patrimônios da terra de Lobato, não consegue achar um único argumento minimamente consistente.

A secretária de Turismo e Cultura, Martha Serra, a quem Wanderlan seria subordinado, diz que sequer dispõe da relação do patrimônio histórico, tombado ou não, da terra de Lobato.

Alexandre Magno, secretário de Serviços e Obras, afirma que não limpou o mato que toma conta da Villa Santo Aleixo porque não pode entrar com caminhão e máquinas. O próprio Wanderlan responde: “É só fazer capina manual.”

Na mesma edição, CONTATO conclui: “Enquanto isso, o prefeito Ortiz Júnior (PSDB) prefere o silêncio e ordena que sua assessoria de comunicação faça o mesmo”.

 

Encenação mambembe

Na segunda-feira, 23, enquanto a reportagem da TV entrevistava representantes do movimento Preserva, em frente à Vila Santo Aleixo, uma caminhonete da Prefeitura chegou com meia dúzia de operários e imediatamente sacaram suas enxadas e começaram a carpir o mato que não podia ser carpido porque não era possível entrar um caminhão, conforme palavras do secretário de Serviços e Obras, Alexandre Magno. Ou seja, o caminhão era mais uma desculpa apenas. Só quando os holofotes chegaram, a Prefeitura correu para mostrar que é possível tomar uma atitude tão simples, mas que por má vontade não faz.

Lamentável esta ação paliativa para as câmeras da televisão. Falta realmente seriedade nas atitudes desta administração. E só deve ter sido encenada porque o clima eleitoral começa a ser sentido.

 

A equipe da Prefeitura só cheegou depois que a equipe de TV começou a filmar

A equipe da Prefeitura só chegou depois que a equipe de TV começou a filmar

 

Será que Alexandre Magno, secretário de Serviços Públicos, não sabia que para capinar basta mão de obra

Será que Alexandre Magno, secretário de Serviços Públicos, não sabia que para capinar basta mão de obra

 

Abandonada, mato toma conta da Villa Santo Aleixo

Abandonada, mato toma conta da Villa Santo Aleixo

 

Abandono é pouco para o estado em que se encontra o patrmonio tombado

Abandono é pouco para o estado em que se encontra o patrimônio tombado