Em seu primeiro mandado como vereadora da Câmara Municipal de Taubaté, Loreny (PPS) faz sucesso nas redes sociais com vídeos explicativos e comentários sobre os assuntos abordados nas sessões da Casa.

A “Escola Sem Partido” foi um dos assuntos que mais chamou a atenção da imprensa taubateana nos últimos dias. Devido à gravidade da questão muito se falou sobre. No entanto, uma vereadora em questão, se destacou muito por conta da interação com os munícipes através de um vídeo que falava sobre o projeto de lei.
Loreny (PPS) é notoriamente contrária à proposta de Noilton Ramos, colega não só de Casa como também de partido. Com ideologias clamorosamente diferentes, a parlamentar não fugiu do debate sobre a “Escola Sem Partido”, mesmo se opondo a maioria dos colegas nas sessões.
Entretanto, apesar do vídeo publicado por sua assessoria em sua página oficial no Facebook ter chamado a atenção, logo após a sessão de segunda-feira passada, a vereadora sempre teve o costume de aproximar o munícipe das atividades.
“Utilizo os vídeos na rede social desde a campanha. No início do mandato, quando fui organizar a minha rotina primando pela transparência, para que a população pudesse acompanhar a nossa rotina de trabalho, passei a gravar vídeos contando como está sendo o mandato”, disse.
Muitas vezes nem tudo o que é debatido na Câmara é explicado. No entanto, Loreny gosta de explicar os detalhes dos assuntos, sejam eles os projetos de lei, ideologia partidária, vetos, moções e outros tópicos que aparecem.
“Ao final da sessão, faço um resumo dos principais pontos que discutimos no dia para aqueles que não puderam acompanhar e/ou tenham curiosidade em saber como foram as discussões, o que foi votado aqui na Câmara”, conta.
A repercussão dos vídeos podem ser medidas pelos comentários feitos pela população na página da vereadora, que variam bastante dependendo da delicadeza do assunto.
O vídeo da “Escola Sem Partido” é um exemplo. No post é possível encontrar tanto defensores do deputado federal Jair Bolsonaro (PP) como pessoas preocupadas em entender o assunto. É por esse motivo que vereadora valoriza a interação que as redes sociais permitem.
“Tem pessoas que esperam o nosso resumo e cobram quando, por exemplo, o vídeo atrasa para ir ao ar. O dia a dia é corrido e essa interação pelas redes é valiosa e importante, principalmente quando a população tem interesse em entender melhor o que está acontecendo”, disse.
Todavia, muitas vezes, especialmente em assuntos polêmicos como o projeto de lei do vereador Noilton Ramos, a repercussão pode gerar opiniões contrárias.
“Com assuntos delicados, sabemos que isso pode suscitar opiniões adversas e também acho importantíssimas e valiosas para uma discussão democrática”, ressalta.
Loreny postou mais um vídeo como prestação de contas. Nele, a parlamentar incluiu e explicou as recomendações do Ministério Público sobre a inconstitucionalidade da “Escola Sem Partido”. Além disso, a vereadora também explanou o que são pareceres jurídicos e como eles afetam as decisões dos colegas na Casa de Leis.
“É meta do nosso mandato ser escola de cidadania. Trazer o Processo Legislativo para próximo da população, explicar os processos da Prefeitura e as discussões que acontecem na Câmara, ponderar como algumas discussões são importantes e valiosas pelo bem da nossa cidade e outras que só servem como palanque político -como o MP apontou”, salientou.
Contudo, Loreny afirma que continuará postando vídeos em sua página oficial como um canal de transparência para com a população.
“É parte da minha rotina e é um dos meus compromissos com a população: manter essa transparência.”