No último dia 15, o pró-reitor José  Felício  Goussain Murade representou a UNITAU em uma audiência pública promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, a fim de discutir incentivos a universidades municipais. Foi o primeiro evento ocorrido nesse sentido, quando os deputados puderam conhecer a realidade das Instituições Municipais de Ensino Superior (IMES).
Trata-se de uma mobilização por fontes alternativas de financiamento, já que, no caso da UNITAU, a instituição se mantém exclusivamente com a verba arrecadada por meio das mensalidades pagas pelos universitários.

Durante a audiência, foi discutida a criação do Programa de Apoio à Educação Superior (Proimes) e a inclusão das faculdades municipais no Programa Universidade pra Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de educação superior privadas, com a nota do ENEM. Espera-se que as instituições possam ser auxiliadas com recursos dos governos estaduais e federais para bolsas e financiamentos estudantis.
Na ocasião, o pró-reitor da Universidade de Taubaté explicou que, embora os alunos paguem mensalidades, as instituições não têm fins lucrativos, o dinheiro recebido vai para o custo com a manutenção, e não podem ser beneficiadas pelo Prouni. Apenas 13 das 30 instituições municipais de ensino superior (Imes) participam do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o que não dá a oportunidade para alunos financiarem seu curso. A UNITAU conta com o Fies desde o dia 26 de abril desse ano.
Além de Murade, estiveram presentes o Dr. Alfredo José Machado Neto (reitor Uni-Facef), Dr. Paulo de Tardo Oliveira (vice reitor da Uni-Facef) e o Dr. Euclides Celso Berardo (diretor da faculdade de Direito da Franca). Além dos deputados Simão Pedro (PT), Telma de Souza (PT), Mauro Bragato (PSDB), Roberto Engler (PSDB), Beto Tricoli (PV), Leci Brandão (PCdoB) e Edson Ferrarini (PTB).
Durante a audiência, foi feito o pedido de criação de modalidades alternativas de financiamentos. A segunda audiência será realizada no dia 28 de agosto, em Brasília,