Por Paulo Lacerda

A Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu hoje, 6, em cerimônia oficial, o 4º Congresso Internacional de Cooperação entre Universidade e Indústria (Unindu -sigla em inglês-).  O evento acontecerá até o dia 7, no Departamento de Engenharia Mecânica.

O tema do Congresso, que visa promover a integração entre cientistas, profissionais e pesquisadores das áreas abordadas, é “Inovação e Sustentabilidade na América Latina”. O evento concretiza a parceria entre a UNITAU e cientistas latinoamericanos, Universidade Estadual Paulista (Unesp), com a Universidade do Estado de São Diego dos EUA, Pontifia Universidade Católica de Valparaíso, além da Universidade de Porto Rico.

O Unindu terá cinco sessões plenárias e quatro períodos de comunicação oral, divididos em oito salas com cinco artigos em cada. Os projetos são embasados em áreas como Desenvolvimento Humano e Tecnológico, Energia e Inovação. No total, 172 artigos científicos foram submetidos ao Unindu e 88 aprovados para apresentação. Para realização das atividades acadêmicas do Congresso, a Instituição avaliou mais de 170 trabalhos inscritos.

“Os profissionais da indústria veem a necessidade de encontrar soluções para situações verificadas, essas respostas muitas vezes são encontradas em pesquisas feitas na Universidade. O Unindu fortalece essa relação”, comenta o Prof. Dr. Wendell de Queiróz Lamas, do Comitê Organizador do evento.