No começo da noite de quinta-feira, 29, o Tribunal Regional Eleitoral agendou para hoje, sexta-feira, 30, o julgamento do recurso impetrado pelos advogados do prefeito cassado, Ortiz Jr que tentam reverter a decisão de primeira instância da Justiça Eleitoral que indeferiu o registro de sua candidatura à reeleição

            Conforme noticiamos, o julgamento teria início às 13h:30. Porém, às 14h:16 o site do TRE informou que havia sido retirado de pauta sem decisão. Logo depois, às 15h:38 o Tribunal postou que o processo fora enviado para Coordenadoria das Sessões (CS) para providências.

Diante dessas informações codificadas, nossa reportagem apurou junto ao TRE que o próprio relator Juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior havia retirado o julgamento da pauta de hoje, sem qualquer justificativa.

A próxima sessão ocorrerá na próxima quarta-feira, 05 de outubro. Por enquanto, não há qualquer sinal de que o julgamento de Ortiz Jr ocorrerá nessa data. Os votos que Ortiz Júnior receber no domingo não serão computados e serão anulados enquanto o registro de sua candidatura estiver sub judice.

Se for absolvido, os votos serão contados e o resultado dirá se ele foi ou não reeleito. Se for mantida a condenação, Ortiz Jr será excluído. E dependendo do resultado haverá segundo turno onde disputarão os dois mais votados.

Se até a realização do segundo turno em 30 de outubro não houver uma decisão judicial definitiva, disputarão dos dois candidatos mais votados, excluídos os votos do tucano.

Reafirmamos mais uma vez que Ortiz Jr está inelegível por 8 anos e que continuará com sua candidatura indeferida, sub judice, e terá os votos anulados no domingo, 02. Ou seja, a situação de Ortiz continuará a mesma.

Se o julgamento entrar na agenda de quarta-feira, 05 e o TRE rejeitar o recurso impetrado por sua defesa, o prefeito cassado ainda poderá apelar ao TSE.

Os desdobramentos futuros ainda são imprevisíveis.