Os moradores da Rua Irmã Luiza Basília e adjacências, no bairro Independência, perderam a paciência. Cansados de promessas e mudanças feitas de manhã e desfeitas à tarde, um grupo de moradores fechou a rua no sentido da Avenida Dom Pedro I/Dutra.

Curiosidade: a prefeitura simplesmente desfez o que havia feito no final de 2013 sem avisar ninguém. A Rua Irmã Luiza Basília, por exemplo, deixou de ser mão única e foi revogada a proibição de caminhões circularem por aquela via. Da noite para o dia, os moradores voltaram a sofrer com um trânsito infernal: caminhões pesados, barulho e duas mãos acabaram com o sossego dos pacatos munícipes.

Engenheiro Luiz Guilherme Perez, Gerente da Área de Planejamento de Trânsito da Prefeitura, pressionado pelos moradores, confessou que a mudança foi ordenada pelo próprio prefeito Ortiz Júnior (PSDB). Muito provavelmente, para atender ao pedido da vereadora Graça (PSB) para acabar com a mão dupla na Rua Major Acácio onde reside seu pai, paralela à rua Irmã Luiza Basília.

Mesmo com o trânsito caótico no final de 2013 na região da Independência, o prefeito promoveu a diretora de Trânsito a titular da recém-criada secretaria de Mobilidade Urbana. Dolores Piño, a Lola, que não é Lolita, imediatamente iniciou a implantação de lombadas eletrônicas, para aumentar a arrecadação municipal.

Em outras épocas, o velho Bernardo Ortiz, pai do atual prefeito, dizia que jamais implantaria essas lombadas eletrônicas porque não compartilhava com esse assalto ao bolso do contribuinte.

Ou seja, a dona Lola, por favor não confunda com Lolita porque Nabokov viria puxar meus pés de madrugada, foi importada de São José para implantar aquele sistema que o pai do atual prefeito dizia ser um assalto.

E sabem por onde os assaltos terão início? Pela Avenida 9 de Julho onde estão sendo implantadas as primeiras lombadas  eletrônicas.  Mesmo sabendo que o trânsito se arrasta por aquela avenida, cuidado com sua carteira!

Voltando à vaca fria…

Em 19 de maio de 2013, teve início o maior show pirotécnico de trânsito na terra de Lobato. Os inquilinos do Palácio do Bom Conselho batiam no peito quando mentiam aos quatro ventos que havia um planejamento e que as obras iniciadas cumpririam as metas e cronogramas estabelecidos. “Bullshit”, diriam alguns. Traduzindo, cascata pura!

Exagero? Na imagen abaixo reproduzimos a ata da reunião realizada no dia 18 de outubro, no departamento de Trânsito. Luiz Guilherme Perez, representando a Lola e Ortiz Júnior, garantiu que “será implantada sinalização de orientação para veículos pesados na Avenida Independência, direcionando-os para a Rua Major Acácio”; e acatou a sugestão para mão única na Rua Irmã Luiza Basília.

Ata da reunião realizada em outubro de 2013 sobre as mudanças feitas no trânsito do bairro Independência (clique na imagem para aumentar)

 

Acontece que na Rua Major Acácio mora o pai da vereadora Graça, então presidente da Câmara Municipal. Ela pessoalmente teria ordenado a mudança de trânsito na rua de seu genitor, mais tarde endossada pelo prefeito Ortiz Júnior.

Diante dessa realidade, para que serve uma Secretaria de Trânsito?

Seria apenas para  remunerar Lola conforme o prometido?

Enquanto o prefeito foge de seus compromissos com os munícipes, estes prometem mais barulho e interrupção da Avenida Independência.