Prefeitura notifica e interdita estabelecimentos que estão em situação irregular

Pode-se tirar algo positivo da tragédia ocorrida na região Sul: as autoridades acordaram para o problema das casas noturnas que funcionam de maneira irregular e não oferecem segurança aos clientes.

Em Taubaté, três casas noturnas foram interditadas pela Prefeitura de Taubaté no decorrer da semana devido à falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. As interdições fizeram parte da fiscalização que o município realiza em diversos pontos, a pedido do governo estadual.

 

Os estabelecimentos interditados foram: Machina 8 (Av. Líbero Indiani – Quiririm), Brutal Rock Bar (Rua Armando Sales de Oliveira – centro) e O Quarto do Santo (Rua Visconde do Rio Branco – centro). Eles só poderão ser reabertos se apresentarem a documentação exigida pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, as fiscalizações atingem em estabelecimentos comerciais, industriais e templos religiosos.

Além da interdição, outros tantos estabelecimentos foram notificados pela prefeitura, como a Associação dos Cabos e Soldados, sede do Esporte Clube Taubaté, Danceteria Republika, Bar Resenha, Boate Única e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem. Eles têm 30 dias para apresentar a documentação exigida.

 

Entenda o caso

Mais de 200 pessoas morreram durante um incêndio ocorrido em uma boate na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia aconteceu depois que um dos integrantes da banda gaúcha que se apresentava acendeu um material pirotécnico. As faíscas atingiram a espuma utilizada como isolante acústico, que fica próximo do palco. Para a polícia do Rio Grande do Sul, a falta de saídas de emergência e de extintores de incêndio pode ter contribuído para aumentar o número de vítimas.

 

Em meio à toda essa tragédia, os governos estaduais promoveram um ofensiva para intensificar a fiscalização em casas noturnas pelo país afora. No Estado de São Paulo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) batizou a iniciativa de “Operação Prevenção Máxima”, que visa vistoriar locais onde são feitos eventos com grande concentração de pessoas.