O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve o bloqueio dos bens do candidato do PSDB à Prefeitura de Taubaté, Ortiz Junior, e do pai dele, o ex-prefeito José Bernardo Ortiz, no julgamento de um recurso dos tucanos contra a decisão da 14º Vara da Fazenda Pública da comarca de São Paulo no caso da FDE. Além disso o Tribunal manteve o velho Ortiz afastado da presidência da FDE, na decisão tomada na terça-feira, dia 23. Houve, porém, a diminuição do valor dos bens bloqueados, de R$ 139 milhões para a R$ 34 milhões.
Ortiz Junior moderou a decisão do TJ. Disse ao jornal OVALE: “Isso foi apenas o julgamento da liminar. O importante é o recurso, que só deve ser apreciado em dois meses”. Já o advogado de defesa disse que a determinação do TJ “já era esperada”, porque “a concessão de uma liminar, nesse momento, é muito difícil. Como a decisão final passa por um colegiado de juízes, dificilmente o relator teria uma atitude dessa”.
Ainda não existe data marcada para o mérito do recurso da defesa dos tucanos ser julgado pela 1ª Câmara de Direito Público.