O revezamento percorrerá as principais vias da cidade e alterando o trânsito;  destacados atletas locais  participarão da cerimônia (por Nathália de Oliveira).

Taubaté é uma das cidades do Vale do Paraíba que receberá a tocha olímpica. O revezamento chegará à cidade no dia 27, quarta-feira, a uma semana do início dos jogos no Rio de Janeiro. Ao todo, 32 pessoas irão carregar a tocha ao logo do percurso que inicia na Avenida Assis Chateaubriand às 7 horas e termina no Sedes (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) na Avenida Amador Bueno da Veiga.

Devido ao revezamento, as principais vias de Taubaté sofrerão algumas alterações. A partir das 7h, as avenidas Assis Chateaubriand, Independência, Emílio Winther e Walther Thaumaturgo, a Avenida do Povo, estarão com trânsito interrompido. Portanto, quem utiliza essas vias para ir ao trabalho ou para levar o filho para a escola, é importante pensar em caminhos alternativos, pois elas só serão liberadas às 8h30, que é a previsão de chegada à Avenida do Povo onde acontecerá uma solenidade com autoridades.

Ao final do evento, as vias John Kennedy, Tiradentes, Emílio Winther (a partir do cruzamento com a Avenida Tiradentes, próximo à sede da Prefeitura), Visconde do Rio Branco, Capitão Cirillo Lobato e Marechal Deodoro terão o trânsito interrompido. Só deverá voltar ao normal depois das 9 horas quando a tocha chegar no Sedes, onde ocorrerá outro evento com apresentações dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo e da FAMUTA.

Entre os 32 condutores, a Prefeitura escolheu quatro atletas de destaque para participar do revezamento, o restante foi escolhido pelos patrocinadores das Olimpíadas. O tricampeão Pan-Americano Toko, atleta e capitão do Handebol Taubaté, foi um dos selecionados. Também participarão: André Rocha, recordista mundial e medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos 2015 por arremesso de peso e lançamento de dardo. Gilsinho, ex-jogador de futebol e atual gerente de futebol do EC Taubaté, conquistou o acesso para a série A3 do Paulista em 2009 pelo Alvi-Azul. E a jogadora Lorrayna, revelada nas escolinhas de base de Taubaté e convocada para Seleção Paulista e Brasileira Sub-17, onde também é capitã do time.

Gilsinho e André Rocha. Foto: Divulgação/ ECTaubaté e Arquivo Pessoal

A Prefeitura de Taubaté criou um hotsite com todas as informações sobre o revezamento da tocha olímpica (http://www.taubate.sp.gov.br/tochaolimpica). A programação completa dos eventos na Avenida do Povo e no Sedes, além de informações sobre o trânsito podem ser conferidas na página.

 

Olimpíadas em ano eleitoral

Segundo o jornal Gazeta de Taubaté, os dois principais municípios da região, São José dos Campos e Taubaté, correm contra o tempo para finalizar uma ‘operação belezura’ promovida para receber a tocha olímpica.

Nessas duas cidades, vias pelas quais a tocha irá passar recebem uma série de serviços de revitalização. O objetivo é deixar uma boa impressão dos municípios, já que as imagens do trajeto da tocha olímpica rodam o país e o mundo.

O prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida (PT), e o de Taubaté, Ortiz Junior (PSDB), são pré-candidatos à reeleição esse ano.

Campinas

O ex-jogador Edmar Bernardes, que jogou no E.C. Taubaté, participou do revezamento da tocha olímpica na quarta-feira, 20, em Campinas onde reside, além de ser o presidente do Campinas F.C. Ele teve uma passagem rápida pelo Burrão, mas de grande sucesso. Edmar era da base do Cruzeiro, porém não seria aproveitado pelo time mineiro e, por isso, em 1981 o jogador foi emprestado ao Taubaté, o que lhe rendeu o título de artilheiro do Campeonato Paulista daquele ano com 17 gols. Em 1981 retornou ao Cruzeiro e novamente foi artilheiro pelo Campeonato Mineiro com 16 gols. Edmar jogou pela Seleção nos Jogos Olímpicos de Seul de 1988 e obteve a medalha de prata.

 

Crédito: Lula Marques/ Agência PT

Segurança

Na reta final das preparações para as Olímpiadas, o Ministério da Justiça divulgou na quinta-feira, 21, que a Polícia Federal prendeu 10 brasileiros suspeitos de integrar uma célula que planejava atentados terroristas durante os Jogos. O grupo teria ligações com o Estado Islâmico através das Redes Sociais, porém planejavam agir sozinhos. Em entrevista coletiva, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que os suspeitos eram “bastante amadores” e que tentavam comprar um fuzil AK-47 através de um site ilegal no Paraguai, além de planejarem aprender artes marciais. A compra não foi concluída, mas deflagrou a operação da PF.

Os dias que antecedem as Olímpiadas são de tensão devido a ameaças terroristas. A França já encaminhou um pedido ao Itamaraty para o reforço na proteção de escolas e consulados franceses no Brasil.