Uma leucemia galopante acabou com a vida do artista plástico Toninho Mendes em apenas três semanas. Apesar de alguns sintomas contraditórios, só no final de Abril chegou-se à conclusão de que se tratava de leucemia. No domingo, 18, ele não resistiu. Na segunda-feira, 19, seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Taubaté até por volta das 13h00, quando seguiu para Redenção da Serra para ser velado no prédio do Legislativo daquela cidade.

Toninho Mendes nasceu em Taubaté no ano de 1947, mas logo mudou-se com a família para Redenção onde permaneceu até 1974. O contato com a arte nasceu dentro de casa. “Meu pai trabalhava nos Correios, mas sempre pintou muitos quadros. Sempre convivi com a arte”, contou Toninho para CONTATO em 2010. Além do pai, outra influência de Toninho foi Mestre Justino, considerado por ele o Portinari do Vale. A convivência entre os dois foi intensa, a ponto de Mestre Justino pedir, já em seu leito de morte, para que Toninho tomasse conta de seus painéis.

Em 2010, quando comemorou 45 anos de atividades artísticas (ver aqui), Toninho foi homenageado com uma Exposição Comemorativa no Centro Cultural Municipal com seus melhores trabalhos. Ali, 90 de suas obras mostravam a trajetória do artista.

Os quadros de Toninho cruzaram o Atlântico e aportaram na França, na Rússia e até mesmo no Japão, entregue a um dos diretores da multinacional Monsanto. No currículo do artista também consta uma exposição coletiva em Cuba. “Já pintei muitos quadros, que até perdi a conta. Essa exposição conta um pouco da história da minha vida nesses últimos 45 anos e também aproveito para apresentar uma nova fase do meu trabalho”, contou ao CONTATO em 2010.

Um pouco de sua arte

Começou a carreira artística aos 18 anos, pintando com o artista Adão Silvério o salão de cinema de Redenção da Serra. Em 1964 conheceu o Mestre Justino, de quem passou a ser ajudante na criação de murais, como da Catedral de Nossa Senhora da Redenção da Serra, preservado no prédio do antigo Departamento de Educação e também na biblioteca municipal do Parque Dr. Barbosa de Oliveira em Taubaté. Foi o responsável pela restauração de obra de Cândido Portinari e da imagem do Cristo Crucificado da Igreja da Vila das Graças.

A Câmara Municipal da terra de Lobato abriga dois painéis  e uma reprodução de uma obra de Mestre Justino.

Participou de inúmeras exposições em todo o Brasil. Há pouco tempo, uma de suas últimas Mostras que expôs suas obras foi a “Prática Esportiva no Vale desenhada em Naif” no Sesc Taubaté, na qual fez em seu mural uma homenagem ao centenário do Esporte Clube Taubaté.

Como discípulo e colaborador de Mestre Justino, Toninho foi contratado pela Prefeitura no início de 2013 para restaurar as cerca de 50 obras de Justino localizadas em prédios públicos da cidade (ver aqui). Na edição impressa de sexta-feira, 23, CONTATO contará com exclusividades os problemas enfrentados pelo artista diante da insensibilidade da burocracia municipal.

Autor de 8 livros sobre artes plásticas, era casado com dona Nair, tinha 2 filhos e 2 netos.

 

Dezembro de 2007, entre Adão Silvério e Ito, e mais Demétrio, Paulo de Tarso e Geny Marcondes

 

Dezembro de 2007, no lançamento de Cultura e Identidade, do CONTATO, com Alfredo Abrahão, Demétrio, Adão Silvério e Paulo Pereira

 

Toninho com o eterno amigo de Rdenção, médico Paulo Pereira, em 2010

 

Homenageado em 2010 pela Prefeitura, na foto Toninho com Duda Mattos, diretora de Cultura

 

Um dos murais de Justino, na Catedral de Bragança Paulista, sobre a Via Crucis

 

O artista plástico Toninho Mendes presenteou o diretor do CONTATO, Paulo de Tarso Venceslau, com uma tela que fez questão de entregar pessoalmente em 2011