Por Paulo Lacerda (texto e fotos)

O túnel Jacques Félix não é mais o mesmo desde o último final de semana, quando foram dados os primeiros passos do projeto “Cidade Galeria”, promovido pela Prefeitura de Taubaté com o objetivo de criar interface com a cultura local. O projeto conta com parceria com artistas da região como Paraibuna, São José dos Campos, Caçapava, São Sebastião, Caraguatatuba e Lorena. Há até artistas de São Paulo

O chefe da defesa civil, Marcos Ortiz, demonstrou interesse em dar uma nova cara para a cidade e o arquiteto Felipe Rezende fez o contato com os artistas. O poder público subsidiou os materiais necessários para as ilustrações. Os grafiteiros não receberam nada para pintar os muros. Com os dois lados do viaduto, foram cerca de 400m² de muros pintados.

“O grafite possibilita revitalizar as construções urbanas, elas passam a ter vida sendo valorizadas e pode agregar muito para a sociedade taubateana, que poderão enxergar o espaço público de uma forma mais colorida. O viaduto tem um objetivo: a passagem de carros. Mas não se pode esquecer o que está envolto a ele, as pessoas agora terão prazer de passar por debaixo dele para observarem o grafite”, explicou Felipe Rezende, conhecido por Ifi.

De início, cada artista teria um espaço delimitado para poder trabalhar, mas os grafiteiros chegaram a um consenso e resolveram interligar seus desenhos, o que deixou ainda mais propenso o espírito de coletivismo no grupo. O espaço foi interditado pela Defesa Civil pra que os artistas pudessem trabalhar.

Marcus Ortiz diz que o projeto tem como cerne “fazer uma conexão do ente público com o privado para formar galerias na cidade”, proporcionando um novo aspecto aos espaços que frequentemente estão sujeitos a usuários de drogas, atos libidinosos e assaltos. “Cidades como Londres, Milão, Paris são locais que dão um olhar diferente ao grafite e queremos fazer o mesmo em Taubaté, tornando-a um ponto turístico” disse Ortiz.

Já há conversas com a secretária de Cultura e Turismo para fazer uma conexão do projeto com o esporte e a juventude, para que os artistas possam, inclusive, dar aulas sobre grafite nas escolas da periferia. Quem quiser participar do “Cidade Galeria” deve informar sua disposição à Defesa Civil ou à secretaria de Turismo e Cultura.