Taubaté faz parte da campanha “Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se preparando”, do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Risco e Desastres da Organização das Nações Unidas (ONU). O município foi inscrito por meio da Defesa Civil de Taubaté.

A adesão à campanha ocorreu no mês de novembro através da Defesa Civil do Estado de São Paulo. No Brasil, 108 cidades participam da campanha. Na região, somente as cidades de Taubaté e Campos do Jordão fazem parte da iniciativa.

O programa da ONU estabelece o compromisso do município em seguir um plano de ação que enumera dez passos para reduzir as consequências de desastres naturais. Entre as medidas que compõem a lista estão investimentos em infraestrutura, como obras de drenagem para evitar inundações; aplicação de regulamentos sobre construção e ocupação do solo; identificação de áreas seguras para cidadãos de baixa renda e modernização, quando possível, dos assentamentos informais.

O objetivo da campanha é aumentar o grau de consciência e compromisso em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir as vulnerabilidades e propiciar o bem-estar e a segurança dos cidadãos.

O primeiro passo é a estruturação da Defesa Civil do município, dotando o órgão de meios para a execução da campanha Cidades Resilientes. Para o cumprimento das metas, o programa da ONU preconiza a realização de ações articuladas com todas as Secretarias municipais para que sejam realizados trabalhos preventivos com a finalidade de melhorar efetivamente a vida da população.