Por Paulo Lacerda (texto e fotos)

Nem a noite mais fria do ano conseguiu impedir o êxito da primeira edição do “Sarau da Brisa”, organizada por jovens de Taubaté e realizada no coreto da Praça Parque Doutor Barbosa de Oliveira, na terça-feira, dia 23, com o objetivo de fomentar a diversidade cultural na terra de Lobato.

O projeto surgiu quando Wendell Soares, mais conhecido como Paulista, percebeu a falta de uma programação cultural nas ruas da cidade. “Eu sou de São Paulo e lá não falta opção de bons ‘rolês’ pra se frequentar de segunda a segunda [feira]. E aqui em Taubaté eu ainda sinto essa carência cultural, mas a cidade tem potencial.” disse.

Então, ele resolveu reunir-se com seus amigos e fazer do coreto da praça um lugar de trocas de experiências, intercâmbio de diferentes formas de expressão artística, onde todas as classes sociais são bem vindas. “Nós queremos aqui todo tipo de gente, desde a menina que dança balé ao senhor que toca sanfona”, completou.

O movimento refuta a forma como a sociedade se comporta atualmente. “O pessoal não pode simplesmente passar o tempo todo em frente à televisão ou conectado ao Facebook, há um mundo para se viver”, criticou Paulista.

Na noite do “Sarau da Brisa”, DJ Cabelo não falhou em nenhum segundo emplacando sons dos mais variados tipos, como Ol’ Dirty Bastard. Em uma parte via-se músicas de rap sendo improvisadas e de outro lado o pessoal desfrutava de um momento que propiciava a realização de literatura marginal.

O “Sarau da Brisa” pretende agora divulgar a iniciativa para que cada vez mais tenha adesão, promovendo debates, como forma de adquirir conhecimento, entre outras coisas, tentando quebrar as barreiras do preconceito social. O projeto será realizado todas as terças-feiras, a partir das 19h30.