Por Delaine Gomes

Durante o evento “Repensando Taubaté 2”, realizado na quinta-feira, 30 de agosto, foi exibido ao vivo pela internet uma sabatina com os candidatos a prefeito de Taubaté nas eleições 2012.

Representantes da entidade de classe e a população puderam fazer questionamentos e acompanhar o posicionamento de cada candidato.

Por ordem do sorteio, o candidato Padre Afonso (PV) seria o primeiro sabatinado, porém não pode comparecer alegando mal-estar. Então, o primeiro candidato sabatinado foi o candidato Ortiz Junior (PSDB), que falou sobre a importância do combate às drogas. Ele também expos suas ideias sobre expansão industrial e Educação.

Em seguida, o candidato Jenis Andrade (PSOL) falou. Ele procurou passar uma postura diferenciada dos demais candidatos, ao ressaltar que era servidor público estadual (no caso, ele é agente penitenciário). Ele falou sobre a necessidade de concursos públicos para preencher os cargos de primeiro escalão do governo, sobre a necessidade de transparência dos governos e a revitalização do centro da cidade.

O terceiro a ser sabatinado foi o candidato Mário Ortiz (PSD), que criticou as gestões anteriores ao dizer que os outros prefeitos não preservaram nada que foi construído em sua gestão. Ele iniciou a fala com seu plano de governo, reforçando suas ideias sobre Educação e Empreendedorismo. Também citou o projeto sobre remoção da linha férrea. O candidato também pontuou a importância da criação de um centro tecnológico e do investimento no turismo.

O quarto e último a ser sabatinado foi o candidato Isaac do Carmo (PT). O petista falou sobre as propostas nas áreas da saúde e do desenvolvimento econômico. O candidato frisou que, caso eleito, irá trazer programas do governo federal para o município. Ao fim de sua participação, falou dos projetos e investimentos na cultura e no turismo e sobre implantação de políticas públicas.

Ao fim dos trabalhos, os candidatos assinaram um termo de compromisso para referendar os compromissos assumidos durante a sabatina. A iniciativa contou com a participação de das instituições Guia Taubaté , ACIT , Almanaque Urupês, CIESP, NJE, Sincomerciários, Clube dos Gerentes de Taubaté, Faculdade Anhanguera, OAB, UNITAU, Sebrae, Sescon, Sinconta, Sincovat, Sinhores e Convention Bureau de Taubaté.