Movimento PRESERVA TAUBATÉ toma iniciativa cidadã para tentar impedir que os predadores da memória da terra de Lobato, capitaneados pelo segmento de construção do mercado imobiliário, desfigurem ainda mais a sempre ameaçada história da antiga capital do Vale; o primeiro passo tenta salvar a Casas Pias e teve início com o Circuito de Música Erudita com a apresentação de Leda Monteiro e Darwin Ronconi, na terça-feira, 19, às 20h

 

Há anos que a memória de Taubaté se encontra ameaçada pela sede de lucro do mercado imobiliário – construtores, incorporadores, compra e venda. O que resta de nossa história pode ter o mesmo fim que a torre da chaminé da Embaré e outros símbolos históricos.

A luta pode ser inglória. Mas resistir é preciso. Caso contrário, em pouco tempo só restará lamentar o que foi a Capela do Pilar, a Igreja do Rosário, o casarão dos Oliveira Costa, as instalações da antiga CTI e muitos outros símbolos da cidade fundada por Jacques Félix.

Nesse acervo destaca-se a Casas Pias, doada pela família Guisard para abrigar pessoas idosas e sem recursos até o fim de suas vidas. Existe uma cláusula específica a esse respeito no documento de doação. Mas, infelizmente, um promotor que não tem qualquer vínculo com nossa história passou por cima dessa realidade e permitiu a realização de uma manobra suspeitíssima entre uma empreiteira e a direção da Associação São Vicente de Paulo, responsável pela área e construções doadas pelos Guisard para atender as pessoas idosas e carentes da terra de Lobato.

E para agravar ainda mais a situação, a empreiteira usou como moeda de troca uma área no Parque Paduã que se encontra sub judice. Os herdeiros legítimos dessas terras, porém, possuem escritura do século 19. Mas um juiz que também não tem compromisso com a cidade e sua história insiste ou finge em desconhecer essa realidade.

Enfim, alguém resiste

Foi dentro desse clima extremamente desfavorável que o Movimento PRESERVA TAUBATÉ, cansado de batalhar nos bastidores, teve a brilhante ideia de organizar o Circuito de Música Erudita para sensibilizar as cabeças pensantes dessa terra.

Na terça-feira, 19, foi realizada a primeira edição desse Circuito na Capela São Vicente de Paulo, na antiga Casas Pias de Taubaté, com apresentação da Soprano Leda Monteiro ao lado do Contratenor e Cravista digital Darwin Ronconi.

Caiu do cavalo quem imaginava que em Taubaté não houvesse público para a música erudita, principalmente quando o objetivo é nobre. Para surpresa dos céticos, a Capela das Casas Pias estava lotada. O público atento aplaudiu a apresentação e já solicitava aos membros do Movimento PRESERVA TAUBATÉ informações sobre o próximo evento do Circuito, programado para o prédio do antigo Tesourinho, que foi sede da Secretaria da Fazenda do Estado, no cruzamento das ruas Carneiro de Souza e Visconde do Rio Branco.

O objetivo dessa programação é tornar visível o patrimônio arquitetônico histórico de nossa cidade, trazendo os cidadãos para conhecer as dependências dos prédios históricos que o compõem e, ao mesmo tempo, dar visibilidade aos artistas que batalham pela nossa Música Erudita.

A edição terça-feira contou com repertório de obras consagradas de diversos autores como Bernardo Pasquini, Cesar Frank, Franz Schubert, Domenico Scarlatti, Ronaldo Miranda, Heitor Villa-Lobos e Chiquinha Gonzaga.

Contou também com a interpretação da obra Salutaris Hóstia do Maestro Antonio Orestes Penzo, italiano nascido em Veneza que veio ao Brasil integrando uma companhia de óperas. Maestro Penzo radicou-se em Taubaté após casar-se com a taubateana Henriqueta Silva.

 

Nossos artistas

Leda Monteiro é uma cantora soprano solista com participação em Óperas e Concertos pelo Brasil, professora de técnica vocal e regente premiada pela Academia de Ciências e Letras de Paris por relevantes serviços prestados às artes e cultura.

Além disso, é bacharel em Música com habilitação em Canto pela UNESP – Universidade Estadual Paulista, atuou em vários grupos vocais como o Coro de Canto Lírico do Teatro Municipal de São Paulo, Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo e Escola de Música e Artes Plásticas Maestro Fêgo Camargo de Taubaté.

Atualmente desenvolve o Projeto Ópera – Universo Sons Vocais junto às escolas do SESI no estado de São Paulo.

Darwin Ronconi, natural de Taubaté, é organista, cravista, cantor e também Mestre em Musicologia História, formado pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo, pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e pela Escola Municipal de Música da cidade de São Paulo.

Foi organista da Catedral de São Francisco das Chagas de Taubaté e leciona Piano e Teoria musical na Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo em Taubaté.

Atua também como solista e camerista no Brasil e no exterior. Lecionou em instituições públicas e privadas como a Universidade do Estado do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro de Manaus-AM e na Hipersense Comércio e Oficina de Artes de Taubaté-SP.

 

Louvável iniciativa

Eventos como esse e o realizado recentemente em defesa do Museu de História Natural com show de Renato Teixeira e o Coletivo Música Taubatena, no dia 8 de dezembro passado, iniciativas de cidadão conscientes e comprometidos com a história de Taubaté merecem o apoio de todos. Quiçá o poder público se sensibilize e rompa a casca que o isola de sua memória.