O comando da Polícia Militar de Taubaté deu início a um ambicioso projeto que visa resgatar valores culturais e a história de heróis anônimos, como o Tenente PM Acidino dos Santos, que arriscou a própria vida (sofrendo graves queimaduras) para salvar 9 detentos durante o incêndio ocorrido na Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté no dia 14 de agosto de 1961.

A solenidade realizada na manhã de quarta-feira, dia 26, homenageou 21 Policiais Militares Veteranos foram homenageados pelas suas respectivas contribuições para a sociedade. São escritores, escultores e artistas, como o Ten. Cel. PM Péricles Nogueira Santos, autor do Hino de Taubaté, homenageado in memoria, tendo sido representado pela sua filha que não conseguiu conter as lágrimas durante o evento. Foi o início desse projeto que vai registrar a história de toda a região.

Historiador por formação, o Ten. PM Gilberto de Costa Ferreira vai coordenar os trabalhos. “Faço isso por amor e devoção. É uma coisa que está no meu sangue”, declarou Ten. Gilberto.

Quem tiver registros históricos guardados em casa pode colaborar com os trabalhos. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3634-6700 ramal: 6746 ou e-mail 5bpmip5@polmil.sp.gov.br. Em março de 2013, será inaugurado um Museu na sede do 5º BPM/I, sediado na Avenida Independência, e será aberto ao público.