Matéria “Autismo político no Palácio do Bom Conselho? da edição 646 foi destaque na intervenção de seu presidente vereador Carlos Peixoto  (PMDB) ao esclarecer denúncia sobre funcionária da Prefeitura

 Escultor Fernando Ito na edição 646 do  jornal Contato criticou Carlos Peixoto (PMDB), o Carlão, e os vereadores Pollyana Gama (PPS) e Jeferson Campos (PV) pela denúncia feita na Casa de que sua esposa, Antonieta Patto Ito, contratada pela Prefeitura para o Departamento de Cultura, estaria trabalhando no Departamento de Educação.

Carlão rebateu: “Quero primeiro dizer a esse senhor (Fernando Ito) que não somos covardes de falar aqui na tribuna, porque nós estamos falando de uma servidora pública que está desviando a sua função na Prefeitura de maneira errada, e este é o lugar apropriado para se falar. Como vereador, este é o meu lugar para falar.”

Sobre os processos que enfrenta na Justiça, sobre os quais Ito fez referência no CONTATO, Carlos Peixoto esclareceu: “Todo político recebe em seu mandato processos, todos os vereadores recebem alguma ação judicial, isso faz parte do jogo político. O senhor deveria saber disso. Inclusive, o senhor enaltece e muito o prefeito Ortiz Junior (PSDB), dizendo que ele é seu grande amigo, mas ele também está cheio de processos. Se o senhor não gostasse de pessoas que têm processos, o senhor não estaria com ele (prefeito). E nem por isso o Junior é má pessoa. Nós, agentes políticos, temos processos”, disse Carlos Peixoto.

Mais adiante, o presidente da Câmara disse não aceitar que Ito tenha chamado os vereadores de covardes por terem falado na tribuna e lhe fez um convite: “O dia que o senhor quiser conversar, eu vou dizer tudo que penso sobre o senhor, tudo que eu falei aqui e muito mais, com o maior prazer do mundo. É só marcar dia e horário que você quer me encontrar que eu falo para você.”

Esclareceu também que não se trata de covardia falar que a esposa de Ito exerce uma função que não é dela e que por causa disso Antonieta será convocada para depor à Câmara. “Quem sabe o dia que ela vier o senhor também não possa vir, e seja esse dia que eu possa falar para o senhor tudo que eu sinto pela sua pessoa”, concluiu Carlão.

Para o presidente da Câmara, os vereadores são fiscalizadores do Executivo e, por isso, se manifestaram sobre a atuação de Antonieta. Além disso, muitas pessoas ligaram à Câmara denunciando o caso. “Agora, eu sinto falta daquelas pessoas que traziam ratoeira, que faziam pizza (referindo-se a), coisa errada… Agora o senhor [Ito] aceita, né? É seu amigo, seu amigo pode. Parabéns pela sua cidadania, senhor da moralidade e dos bons costumes, da moral, da grandeza, probo homem”, ironizou Carlos Peixoto.

Outro lado

Procurado, Fernando Ito não foi localizado.

Memória

Na sessão da Câmara de terça-feira 10, vereadora Pollyana (PPS) afirmou: “O prefeito tem dado prioridade acentuada para cargos de confiança”. Em seguida questionou se o projeto apresentado pelo prefeito visava resolver a situação de Antonieta Ito contratada como diretora de Cultura, mas que presta serviço junto à secretaria da Educação com o cargo de diretora do departamento de Cultura.

Pollyana lembrou que o escultor Fernando Ito, na gestão anterior, teria liderado manifestações contra os vereadores. “Recebi quatro telefonemas criticando essa proposta do prefeito por causa disso (…) o feitiço  (ainda) pode virar contra o feiticeiro”, vaticinou.

            Para o vereador Jeferson Campos (PV), da base governista, a diretora da Cultura, tem de ficar na Cultura e não na Educação. “Se não tem competência, vai embora. Simples assim”, concluiu lembrando que seu empenho para a realização de concurso era e é para que todos os professores aprovados possam ser contratados dentro da legalidade.

Fernando Ito saiu em sua defesa e de sua esposa, reafirmou sua amizade com o prefeito Ortiz Jr e partiu para o ataque quando afirmou: “Nunca precisei dos governos federal, estadual e municipal para sobreviver. Meu passado é limpo. Nunca fui julgado. O Carlão já.”