Renatinho Pé Quente Teixeira fez questão de assistir e torcer pela vitória do Burrão, na manhã chuvosa de domingo, 31 de maio. 

Embora já estivesse classificado para ascender 2ª Divisão, o esporte precisava vencer o Votuporanga por uma diferença de três gols para sagrar-se campeãoda 3ª Divisão. Aos 15 minutos de jogo o placar registrava 2 X 0 para o Taubaté. Quando o juiz apitou o final da partida o placar registrava 4 X 0. Todos saíram para o abraço, apesar da chuva inclemente. De olho no futuro, o artista revela algumas cenas dos bastidores e dá a receita para vencer a segundona. Confira em seu artigo abaixo

URGENTE

 Ainda comemorando o heróico titulo conquistado no último domingo, 31, naquela manhã chuvosa, minha cabeça não sossega: a “terceirona” se foi e, sinceramente, espero jamais encontrá-la outra vez pela frente. O que me preocupa e me motiva agora é o próximo passo: a “segundona”!

Quando o então presidente do Esporte Daniel Ambrogi me convidou para ajudar no que me era possível, tratei logo de chamar Roberto, meu irmão, que além de torcedor é uma pessoa apta a tratar desses assuntos. O time estava “jogado num canto da sala”. Nosso presidente, no limite psicológico. Salários atrasados e o desinteresse da cidade criaram um caos deprimente.

 Renatinho Pé Quente entre o ex-presidente do ECT Daniel Ambrogi e o atual, Helinho Marcondes Neto, em set 2014

Eu, Hodges, Abrahão, Roberto, Mariah, Macaé e Daniel algumas vezes nos reunimos. Com Mariah, desenvolvemos a idéia de convidarmos o Mauricio de Souza para desenhar o burrinho, nosso mascote. Esse burrinho vai virar personagem de uma revistinha para ser distribuída nas escolas municipais. Sua presença em algumas reuniões na função de primeira-dama era uma garantia de que o prefeito também estava começando a botar fé. E o burrinho vai cuidar de formar e motivar nossos futuros torcedores.

A primeira pessoa que precisávamos trazer para nossos planos era o Junior, nosso prefeito. E ele veio. Seu trabalho no vôlei não deixava dúvidas: ele gosta de promover bons times.

Eu e Roberto fomos visitar Reynaldo [Carneiro Bastos] que acabava de assumir a presidência da FPF e é também um torcedor mais engajado que todos nós, por ter sido presidente do Esporte por duas vezes.

Nas vezes em que foi presidente nosso time não esteve bem. Assim que entramos em sua sala percebi uma certa ansiedade nele que parecia dizer:  

“alguma coisa precisa ser feita pelo Esporte!” Conversamos e falamos dos planos e ele gostou muito. Primeiramente, uma forte dose de motivação para podermos começar a sonhar com um clube autossuficiente e que lidere como a equipe representante da nova região metropolitana que abrange todo o Vale do Paraiba e Litoral Norte. Temos condições e temos história para pleitearmos isso; e não vamos abrir mão dessa prerrogativa.

Haveria uma eleição logo em seguida à reunião com o Reynaldo na Federação. Qualquer um dos dois candidatos que vencesse daria o start. Começava a surgir um entendimento entre todos, pois ninguém queria ver o time tão humilhado como estava, principalmente no seu centenário.  

Ganhou o Helinho (Hélio Marcondes Neto) e, a partir daí, algumas providências começaram a ser tomadas.

Junior Ortiz, também torcedor celestino, se empolgou e a Prefeitura apoia o time. O Helinho, o Gilsinho nosso diretor de futebol, o Ito nosso técnico e outros companheiros cuidaram do time e o fizeram jogar o jogo dos campeões.

Aquela manhã de domingo (31 de maio) para mim foi mais que uma manhã de títulos; ali começou um novo tempo. Para vencer na segunda divisão do campeonato paulista, precisamos de um faturamento em torno de R$ 500.000,00 mês. Podemos conseguir.

Precisamos pagar salários em dia, fazer contratações inteligentes, no tempo certo, e uma comissão técnica prestigiada. Gosto muito do Ito. Não entendo sobre técnicas de jogo, mas me parece que nosso time tem um sistema, tem algo combinado e entendido entre eles.  

E também acho que uma boa parte do nosso elenco está capacitada a estar junto em qualquer empreitada. O time tem garra e demonstrou isso, provou. Não vamos esquecer.  No último domingo, para me garantir, sentei-me ao lado do dr. José Rubens Siqueira (à direita de malha vermelha) que, além de torcedor fanático do Esporte, também é um excelente cardiologista!