O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta quarta-feira, dia 3, o Projeto de Lei Complementar (PLC) que cria 1.853 novos cargos à Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo (SPTC). O projeto havia sido encaminhado pelo governador no dia 22 de maio à Assembleia Legislativa, onde foi aprovado por unanimidade e na íntegra, no dia 19 de junho.

Com a promulgação, concursos públicos serão abertos para reforçar o efetivo do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico-Legal (IML), subordinados à SPTC. As novas vagas serão preenchidas por 200 médicos legistas, 529 peritos criminais, 55 desenhistas técnico-periciais, 120 fotógrafos técnico-periciais, 155 auxiliares de necropsia e 110 atendentes de necrotério policiais.

Além disso, estão previstos mais 600 cargos de oficial administrativo e 84 de técnico de laboratório. A novidade é resultado de um conjunto de ações estratégicas anunciado por Alckmin e pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, em maio. Denominado “SP Contra o Crime”, o programa visa diminuir os índices criminais e aumentar o efetivo das polícias Civil e Científica.

Os novos cargos da SPTC representarão um investimento de cerca de R$ 135 milhões por ano do Governo do Estado.