Por Karolina Alvarenga / Fotos Marcos Limão

O ex-vereador Ângelo Fillipini (PSDB) passou o final de semana na luta. Nos dias 20, 21 e 22 de julho, ele realizou um protesto solitário em frente à estação de trem desativada que fica ao lado da Rodoviária Velha, pedindo “restauração já” do local.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Taubaté, a empresa ferroviária MRS Logística é a atual proprietária do imóvel. Em 2012, o imóvel seria repassado para o município, mas a doação acabou não sendo concretizada. A assessoria disse ainda que nada pode reformar o local enquanto a empresa for a responsável pelo espaço.

História

Construída em 1876, a estação da cidade levou o nome de Dom Pedro II. Após o fim do Império no Brasil, ela mudou de nome, passando a se chamar “Central do Brasil”. Esta é uma das diversas estações ferroviárias espalhadas pelo Estado de São Paulo. A velha estação está mal conservada, em situação de total abandono. Enquanto o tempo passa, a população de Taubaté assiste à degradação de um patrimônio histórico da terra de Lobato, uma das estações ferroviárias da antiga Central do Brasil, que hoje está fadada ao abandono.