Por Paulo Lacerda e Rodrigo Bustamante

Foi realizada na manhã de sábado, 24, uma marcha pela saúde dos professores. A caminhada começou às 10h30. Saiu da Praça Santa Terezinha com destino à Praça Dom Epaminondas. A atividade foi uma iniciativa da APEOESP, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, subsede Taubaté.

Segundo o professor Fernando Borges, que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e faz parte da rede estadual de ensino, a passeata é um ato de solidariedade aos educadores, que acabam tendo problemas de saúde em virtude da precariedade na estrutura para lecionar. “Nós temos muitos profissionais que devido às péssimas condições de trabalho eles adoeceram, não por que eles não tenham compromisso com a educação, mas porque o organismo deles (professores) não suporta as condições que lhe são dadas para trabalhar”, declarou.

Durante a mobilização, seis pontos foram abordados: as condições de trabalho do professor, assédio moral, redução da jornada de trabalho (Lei do Piso), redução do número de alunos em sala de aula, assistência médica de qualidade e aposentadoria especial para professores.

De acordo com um professor que preferiu não se identificar “A nossa jornada de trabalho é demasiadamente excessiva. Certos professores, para conseguirem suprir suas necessidades, têm que lecionar em duas ou três cidades diferentes”. Ainda segundo o educador, a Prefeitura também não tem colaborado para as melhorias de trabalho dos profissionais. “A prefeitura ao saber de nossa manifestação agendou reposições de aulas nas escolas para que não viesse muitos professores, enfraquecendo o movimento. O que podemos esperar diante dessa medida?”. O ato teve a presença de aproximadamente 20 pessoas, entre alunos, pais e mães e os profissionais.

PLANO DE CARREIRA – Na quarta-feira, dia 28, a Comissão de Justiça da Câmara de Taubaté promove discussão pública do anteprojeto de lei que cria o Plano de Carreira do Magistério, a partir das 20h. A audiência terá transmissão ao vivo pela TV Câmara Taubaté (Net, 17 digital e 98 analógica) e pela internet, www.camarataubate.sp.gov.br/tv-camara.

O anteprojeto de lei é uma espécie de rascunho do que será o projeto de lei, que só deve ser enviado ao Legislativo em 2013.

A norma trata de regras para professores, diretores, coordenadores e supervisores, tais como a formação continuada, promoção, jornada de trabalho, gratificação e qualificação profissional. O texto do anteprojeto está disponível para download em www.camarataubate.sp.gov.br.