Por Paulo Lacerda

O projeto social “Viva o bebê”, que oferece às crianças nascidas no Hospital Universitário de Taubaté através do SUS (Sistema Único de Saúde) um amparo básico, mas de extrema importância, completa neste ano oito anos de existência.

O projeto, criado e mantido pela Irmandade de Misericórdia de Taubaté, é de grande valia para as mães que dão à luz pelo SUS. “As mães levam para casa uma bolsa com mais de 20 itens, como pacotes de fraldas, peças de roupas, cobertor, toalha de banho, materiais para higiene, entre outros, além de uma cartilha informativa. A ideia é atenuar o impacto do nascimento da criança no dia-a-dia da família carente, que não dispõe de recursos para dar assistência ao nascido nos primeiros dias”, explica a responsável pela gestão do projeto, Alzira Oliveira Silva Souza.

Cerca de 15 mil mães foram contempladas pelo projeto social em Taubaté, que tem uma média de 200 crianças presenteados com kits assistenciais por mês, todos custeados pela Irmandade de Taubaté e de excelente qualidade, sendo que os produtos que compõem a bolsa foram escolhidos por pediatras e enfermeiras.

A Irmandade de Taubaté não atua apenas com a doação dos kits. Faz também um acompanhamento médico dos bebês e mães após o período de gestação. As mães devem comparecer regularmente à sede da entidade com a caderneta de vacinação em dia e o texto do pezinho. “É uma maneira que encontramos de garantir que as mães tomem esses cuidados essenciais nos primeiros meses de vida do bebê. Durante essa visita, entregamos uma segunda bolsa, que contém mais fraldas e roupinhas de tamanhos maiores”, afirmou Souza.

Além disso, a instituição ainda tenta viabilizar uma maneira rentável para as mães que geralmente estão com maridos desempregados ou passam por alguma dificuldade financeira. A entidade promove cursos gratuitos, como gastronomia e massagem, para que as mães possam ingressar no mercado de trabalho e ajudarem na renda da família dando maiores condições para que a criança possa se desenvolver. “Os cursos proporcionam uma oportunidade de melhoria na renda da família e todos são feitos gratuitamente”, conta o provedor da entidade, José Roberto dos Santos.

Empresas ou voluntários que se interessem por ajudar a Irmandade Taubateana podem entrar em contato pelo telefone (12) 3632 4423 ou dirigirem-se diretamente à sede da entidade que fica na Rua Portugal, 169, Jardim das Nações.