Lágrimas de crocodilo de Júnior em 2016

O ano já está no mês cujas águas fecham o verão. O Carnaval já passou. A Páscoa está batendo na porta. Os jogadores mais pesados na disputa eleitoral insistem em ficar na muda. Mas as apostas continuam sendo feitas em botequins, devidamente regadas por especulações

Em outras eleições, a essa altura do campeonato os nomes dos dois ou três candidatos mais competitivos já estariam na mesa. Principalmente o apoiado pelo Palácio do Bom Conselho.

E aí começam as intrigas e especulações.

Quem será o apoiado pelo prefeito? Muitos se perfilaram tentando agradar o chefe e ganhar o mimo de candidato. Edsson Chacrinha, Edson Oliveira (vice), Cláudio Macaé, Guará Filho (vereador) e até mesmo nomes fora da camarilha palaciana. Caneladas e jogadas pelas costas ainda continuam. Mas a disputa para ser candidato oficial encontra-se reduzida a dois nomes que estariam mais consolidados: Eduardo Cursino (secretário de Governo) e Johnny Oliveira (secretário de Desenvolvimento e Inovação).

Ortiz Jr e Johnny recortada

Prefeito Ortiz Jr e Johnny de Oliveira, bancado pelo ex-prefeito Bernardo

Johnny, é filho do Geraldo Oliveira Neto, um ortizista de sete costados. Ele conta com o apoio do ex-prefeito Bernardo. Geraldo abriu mão da secretaria que pilotava e a transferiu para o filho que assumiu abençoado por Bernardo. O ex-prefeito ainda mantém influência na bilionária Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) que comandou no governo tucano de Geraldo Alckmin e que abrigou até recentemente Johnny, filho do fiel amigo Geraldo de Oliveira. Johnny ficou no estaleiro político até a decisão de, na ausência de herdeiros políticos de confiança na disputa eleitoral, introduzi-lo na máquina administrativa da Prefeitura

Na outra ponta, Eduardo conta com o apoio de Chacrinha, assessor que tudo sabe sobre o prefeito. Chacrinha conseguiu romper a barreira social, mudou de turma, de bairro e passou a exibir um padrão de vida invejável. Viver na periferia da cidade é coisa do passado. Apesar dos fortes laços que unem Cursino ao prefeito, eles não seriam suficientes para vencer a preferência do ex-prefeito por Johnny. Chacrinha poderá fazer a diferença no embate dos Ortiz pai X filho porque, é voz corrente, ele conhece segredos e detalhes da vida do filho prefeito. Um embate que promete.

Chacrinha recortado

Edsson “Chacrinha”, assessor e confidente do prefeito Ortiz Jr

Mas, Ortiz Júnior é um bom jogador. Foi seu sangue frio e otras cositas mas desde o tempo em que ele operava como diretor da FDE, embora nada fosse, então presidida por seu pai. Assim como operava como prefeito no terceiro mandato de seu pai. O fator FDE foi o pano de fundo de carreira bem sucedida. Eleito em 2012, foi processado, condenado e cassado em três instâncias judiciais. Júnior conseguiu anular o julgamento – “uma aberração jurídica”, segundo Herman Benjamin, então membro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), inconformado com a postura do ministro Gilmar Mendes que presidia a corte eleitoral.

Esse resultado permitiu que fosse candidato à reeleição em 2016, quando ninguém mais acreditava que fosse possível. Um descalabro que manchou o TSE.

eduardo cursino

Eduardo Cursino, secretário de Governo, preferido de Jr com apoio de “Chacrinha”

Na ocasião, os candidatos prejudicados que poderiam questionar na Justiça a “aberração jurídica” optaram por acordos pessoais cujos detalhes são desconhecidos. Sem qualquer provocação pelas partes prejudicadas, Ortiz Júnior deitou e rolou. Mas é outra história.

Esses fatos ilustram em parte o embate silencioso que se trava entre pai e filho para indicar o sucessor na disputa eleitoral. Johnny e Eduardo Cursino disputam também que tipo de fidelidade prevalecerá: a canina ou a chave do baú de histórias pouco ou nada republicanas.

Na próxima edição serão abordados os demais possíveis candidatos ao Palácio do Bom Conselho.