Paulo Miranda desiste de disputar a reeleição como vereador, assume o cargo e declara que o primeiro passo será avaliar a situação da cidade

No início da tarde de quinta-feira, 11, Taubaté passou a ser comandada por um novo prefeito, Paulo Miranda (PP), 55 anos, até então presidente da Câmara Municipal, que assinou o termo de posse para ocupar o cargo deixado por Ortiz Júnior condenado em 3ª instância, o STF. Miranda cumpria seu primeiro mandato de vereador eleito em 2012 com 2.433 votos. Após a formalização da transferência, o novo prefeito concedeu entrevista à imprensa.

Paulo Miranda afirmou ter desistido da reeleição a vereador ao assumir a prefeitura. “Não pela vaidade, mas pela responsabilidade e obrigação, porque é isso o que diz a lei. Na ausência do prefeito, assume o presidente da Câmara. Eu cumpri a minha obrigação como ser humano, como taubateano e como homem”.

Para o novo prefeito, não houve pressão para que ele aceitasse a função. “Acho que até um pouco injusto [não poder concorrer a vereador] porque eu acho que poderia perfeitamente concorrer às eleições”.

Na tarde de quarta-feira, 12, Paulo Miranda se reuniu com os vereadores Digão e Bilili (PSDB), João Vidal (PSB) e Salvador Soares e o Pastor Nunes (PRB), que fazem parte de um grupo que hoje controla o Legislativo. Não foi revelado o que foi debatido.

Em seguida, antes de o Oficial da Justiça chegar à Câmara com a notificação do afastamento do prefeito Ortiz Júnior (PSDB), Miranda deu sequência à reunião com nova composição, desta vez com a presença da vereadora Pollyana. Perguntado, o novo prefeito respondeu que a candidata ao Palácio do Bom Conselho foi ao gabinete apenas para cumprimentá-lo pela nova função. Afirmou também que nenhum acordo foi firmado com a candidata. Nossa reportagem aproveitou para complementar que também acredita em Papai Noel.

Mudança no secretariado

Paulo Miranda, que era da base aliada de Ortiz Júnior, não fez nenhuma crítica direta à gestão do tucano e, inclusive, soltou alguns elogios ao prefeito cassado. Quando questionado sobre possíveis mudanças no primeiro escalão da prefeitura, Miranda não quis se comprometer. “Iremos realizar uma reunião com minha assessoria e todos os secretários. O que estiver bom vai continuar”, afirmou.

Segurança

Paulo Miranda afirmou sua prioridade é a segurança. O novo prefeito, que é policial militar aposentado, se empenhou na Câmara para a regulamentar da Guarda Municipal. O projeto de lei foi aprovado e sancionado por Ortiz Júnior. Miranda afirmou que agora dará atenção especial a categoria e inclusive a possibilidade dos guardas terem posse de arma.

Trânsito

O novo prefeito também se esquivou das perguntas sobre as alterações realizadas por Ortiz Júnior no trânsito da cidade. Miranda limitou-se a afirmar que se reunirá com a sua assessoria e com os funcionários da Secretaria de Mobilidade Urbana para avaliarem o que já foi feito e o que pode ser realizado durante os quatro meses de mandato.

Confira a entrevista concedida pelo novo prefeito de Taubaté: