Parlamentar inicia suas atividades fazendo parte da Comissão de Educação e já participou da votação do pedido de urgência do projeto de lei com as medidas anticorrupção

Pollyana Gama (PPS) tomou posse nesta quarta-feira, 23, e se tornou a nova deputada federal da terra de Lobato. Há quase uma década que Taubaté não tinha representante na Câmara Federal. “Foi uma surpresa. Eu esperava que isso só fosse acontecer no ano que vem já que os deputados [que poderão se licenciar] foram eleitos prefeitos neste ano”, afirmou.

A nova deputada federal assumiu no lugar do colega Roberto Freire que aceitou o convite do presidente Michel Temer e assumiu o Ministério da Cultura. Marcelo Calero, até então titular daquela pasta, pediu demissão após desavenças com Geddel Vieira Lima, ministro da Secretaria de Governo.

A posse de Pollyana foi realizada poucas horas após Freire ser apresentado oficialmente como ministro da Educação.

Líder do PPS na Câmara Federal Rubens Bueno, Deputado Federal Marco Abrão, Deputada Federal Pollyana Gama e seu marido, Deputado Estadual Davi Zaia

Líder do PPS na Câmara Federal Rubens Bueno, Deputado Federal Marco Abrão, Deputada Federal Pollyana Gama e seu marido, Deputado Estadual Davi Zaia

Trabalho

Nesta quinta-feira, 24, Pollyana já participou de audiência da Comissão de Educação que debateu o Plano e Sistema Nacional de Educação. “Bastante discutido entre os membros, o orçamento é um dos maiores desafios”, afirmou.

Na quarta-feira, 23, à noite, Pollyana foi indicada pela liderança do PPS para ser membro da Comissão. “Eu tive a oportunidade de presidir a audiência por alguns momentos. E logo no final eu já recebi a titularidade. Eu tinha sido indicada pelo PPS, mas agora eu realmente recebi a titularidade”, explicou.

94f3c8c6-c180-4f59-be40-361b4504cc1f

Anistia Caixa 2

Na tarde desta quinta-feira, os deputados federais se reuniram em sessão plenária para votar o pedido de urgência do projeto de lei que contempla as chamadas medidas anticorrupção. O pedido foi aprovado por 312 votos, 65 deputados votaram contra e dois se abstiveram.

Durante a votação, os deputados se articularam para incluir no projeto o texto de anistia ao caixa dois. Na madrugada desta quinta, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), reuniu em seu gabinete líderes e deputados de vários partidos para articular a votação, no plenário da Casa, do pacote de medidas de combate à corrupção, mirando na anistia.

A deputada Pollyana Gama votou a favor do pedido de urgência. “A liderança do partido [PPS] tinha orientado os deputados a votarem a favor do pedido de urgência. Porém, logo após a votação, começou uma discussão no plenário a respeito da inclusão do texto de anistia do caixa dois”, explicou.

A parlamentar explicou que o PPS é a favor da criminalização do caixa 2. Com medo de que o texto de anistia fosse incluído no projeto, o partido apoiou o requerimento do PSOL, para que a votação das medidas anticorrupção fosse nominal. Além dos dois partidos, o PDT, Rede, PHS e PV também foram a favor do requerimento.

No entanto, PSDB, PMDB, PT, DEM, PSD, PSB, PR, PRB, Solidariedade, PCdoB e Pros indicaram voto contrário ao pedido.

Em tese, sem a exigência do voto nominal, a anistia do caixa dois pode ser aprovada em votação simbólica, ou seja, quando o voto de cada deputado não é individualizado. “Somos a favor de abrir a galeria no dia da votação. E que seja iniciada [durante a sessão] e que não comece já de madrugada”, afirmou Pollyana.

Após a confusão criada no plenário devido a anistia do crime de caixa dois, o presidente da Câmara adiou a votação do pacote anticorrupção para terça-feira, 29.

deputada 2

Região

Durante o mandato com deputada federal, Pollyana afirma que trabalhrá para contribuir com a representatividade da região e de Taubaté no cenário nacional. A suas prioridades serão Cultura e Educação, que é sua especialidade. Afirmou que fará o possível e o impossível para melhorar a qualidade do ensino médio. “O segredo é valorizar o docente, dando-lhe um salário e condições dignas de trabalho”.

Pollyana também está montando em Taubaté um escritório para atender a demanda dos moradores da região. “Ainda estamos estruturando esse escritório para atender a população. Afinal de contas, apesar de estar lá em Brasília agora, eu ainda sou moradora de Taubaté”.