Por Paulo Lacerda

A tradicional Cantata de Natal da Polícia Militar, comemorando os 181 anos da Instituição do Estado de São Paulo e abrindo festejos natalinos em Taubaté, acontecerá na próxima quinta-feira, 13, às 19h30.

O evento será aberto pela Banda Militar Regimental do Comando de Policiamento do Interior de São José dos Campos, seguido da Camerata da Orquestra Sinfônica da PM. Posteriormente, será a vez de alunos da Escola Estadual Jacques Felix de Taubaté, cantarem músicas natalinas das janelas do prédio do 5º Batalhão da PM, na Avenida Independência. Um show pirotécnico encerrará o evento.

A Cantata natalina é gratuita e aberta ao público. “A temática deste ano é a paz. Vamos passar uma mensagem de uma persistente esperança de vivermos em paz” comenta Carlos Gouvêa, diretor artístico do evento.

O 5º Batalhão da Polícia Militar inaugura estande de tiros

O comando do 5º BPM-I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), sediado em Taubaté, realizou na manhã da última sexta-feira, dia 7, a inauguração do novo estande de tiro, que será utilizado para treinamento e aperfeiçoamento dos militares.

Na ocasião, os policias militares da Força Tática fizeram demonstrações do método “Giraldi”, que consiste em um conjunto de técnicas e normas, fomentado pelo coronel Nilson Giraldi, utilizado pelos Policiais do Estado desde 1998. Esse método, ajudou na diminuição de mortes de policiais desde sua implementação e fez com que caísse bruscamente o risco de morte da população civil.

O estande, em homenagem, leva o nome do 2º Sargento Silvio Jordão de Farias Vargas Filho, morto em serviço no ano de 2004.  A Câmara Municipal de Taubaté, na época, elaborou uma carta à Silvio Jordão. Confira um trecho do documento: “O valoroso sargento Jordão perdeu a vida no cumprimento do dever. Devido ao alto índice de violência a que estamos expostos constantemente, um policial é sem duvida um ser humano diferenciado, pela sua bonita escolha de proteger a vida e o bem comum. É um trabalho louvável, que muitas vezes exige sacrifícios, coragem e desprendimento, até mesmo da própria vida”, relataram, os até então vereadores, Tenente Orlando Lima (pertencente ao PAN- em 2004), Orestes Vanone (PSDB) e Jorge Soldado (pertencente ao PSC- em 2004).