Trinta dias após a primeira paralisação, a Polícia Civil de São Paulo prepara mais uma manifestação, chamada Operação Blecaute, que consiste na suspensão temporária das atividades. A paralisação está programada para a próxima quinta-feira, dia 29, das 10h às 16h. Se confirmada, será a quinta Operação Blecaute na Polícia Civil. Os atos anteriores realizados nos dias 29 de julho, 8 de agosto, 13 de agosto e 22 de agosto.

Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, as paralisações temporárias visam alertar a população sobre o sucateamento da polícia. “A falta de investimento resulta diretamente nos baixos índices de esclarecimentos, investigações improdutivas e nas altas taxas de impunidade, alimentando a progressão criminosa”, dizem os dirigentes sindicais.

Os líderes do movimento dizem que hoje o déficit é de 8 mil policiais e que a cada dez dias um Delgado de Polícia deixa suas funções, migrando para outro estado ou outra carreira jurídica em busca de melhores condições de trabalho. São Paulo, o Estado mais rico da Federação, ocupa a 26ª posição no ranking salarial entre os 27 entes federados.

São reivindicações antigas da categoria. A foto que ilustra esta notícia foi registrada em 16 de outubro de 2008, quando policiais civis de Taubaté estavam prestar a embarcar num ônibus para participar de protestos em São Paulo.