O  filme Kramer X Kramer é sobre os traumas do divórcio e as dificuldades entre trabalho e família. Ted Kramer (Dustin Hoffman) ama a família e o trabalho, onde passa a maior parte do seu tempo. Certa noite, a esposa Joanna (Meryl Streep) inicia uma discussão e abandona o marido e o filho de seis anos. O marido tem de aprender a ser pai enquanto enfrenta os problemas de sua estafante carreira. Quando ele consegue se adaptar ao seu novo papel e a desfrutar da sua condição de pai, Joanna retorna e exige o filho de volta. O filme recebeu 5 Oscar.

A crise anunciada na terra de Lobato tem os sinais trocados. No nosso caso, Bernardo Ortiz, o pai, não consegue se adaptar à vida longe do poder e da vida pública. A coluna da Tia Anastácia da edição 583 trouxe uma nota: “Geraldo Alckmin não gostou nem um pouco da atuação do ex-prefeito Bernardo Ortiz (PSDB) na reunião realizada entre representantes da prefeitura e da Ecopistas, concessionária da rodovia Carvalho Pinto, sobre o prolongamento da mesma. O governador foi informado que Bernardo, que não tem qualquer cargo na prefeitura e se encontra afastado da Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE, que ele presidia, adentrou à reunião e ordenou a saída dos funcionários municipais”.

A seção “Painel”, do Jornal Folha de S. Paulo, de quarta-feira, dia 27, registra: “Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba (SP) e auxiliar de José Serra no Ministério da Saúde, assumirá a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), braço operacional da Secretaria de Educação do Estado”. Bernardo dançou na FDE.

ESSES FRAGMENTOS FAZEM PARTE DA CRÔNICA DE PAULO DE TARSO, DIRETOR DE REDAÇÃO DO JORNAL CONTATO, QUE SERÁ VEICULADA NA SEÇÃO “DE PASSAGEM” DA EDIÇÃO 584, QUE ESTARÁ NAS BANCAS NA MANHÃ DE SEXTA-FEIRA, DIA 1º.