Tucano afirma que a volta ao Palácio do Bom Conselho é a reparação de “uma injustiça”; lista de inaugurações lota a agenda do prefeito neste fim de ano.

 

Ortiz Júnior (PSDB) e o vice Edson Oliveira (PSD) retornaram à Prefeitura de Taubaté na manhã de quinta-feira, 17. Os dois estavam afastados do cargo há três meses após serem condenados por abuso político e econômico nas eleições de 2012. A volta ao cargo foi descrita por Júnior como “reparação de uma injustiça”.

No dia primeiro de agosto, o TSE decidiu pela manutenção da cassação de Ortiz e Oliveira e 10 dias depois os dois foram notificados para deixarem o cargo. As eleições passaram e o tucano recebeu 74.589 votos e, assim, venceu as eleições mesmo estando sub judice. Esta foi a primeira vitória de Ortiz, a segunda, e a mais aguardada, foi no dia 25 de outubro em julgamento no TSE. A troca de ministros trouxe a conquista de Ortiz com o placar de 4×3 o que resultou em sua absolvição.

Em coletiva de imprensa, Ortiz afirmou que “isso [o processo jurídico ao qual respondeu] a partir de amanhã vai ser parte do passado e que o amanhã é um futuro de expectativas, de esperanças e com compromissos novos assumidos com a população”.

Ortiz Júnior (PSDB) e Edson Oliveira (PSD) durante coletiva de imprensa no dia 27 de outubro sobre absolvição no TSE no dia 27 de outubro. Crédito: Murilo Cunha

Ortiz Júnior (PSDB) e Edson Oliveira (PSD) durante coletiva de imprensa no dia 27 de outubro sobre absolvição no TSE . Crédito: Murilo Cunha

Exonerações

Durante o período em que assumiu a prefeitura, o presidente da Câmara Paulo Miranda (Sem Partido) realizou uma série de exonerações, como por exemplo Coronel Athaíde, ex-secretário de Segurança, Martha Serra, ex-secretária de Cultura, e o chefe de gabinete do prefeito Edson Júnior.

Quando questionado a respeito das demissões, o prefeito afirmou que não houve nenhuma “mudança substancial”. “A tendência é que a gente reconduza na chefia de gabinete o Edson, obviamente na assessoria de gabinete as pessoas que já estavam aqui e foram exoneradas”.

 

Novo mandato

O registro de candidatura de Ortiz Júnior das eleições deste ano ainda não foi julgado, portanto ainda não foi homologado o resultado das urnas que garantiriam um segundo mandato ao tucano. Porém, com a absolvição no TSE, a expectativa é que o registro seja deferido. “É obvio uma expectativa natural porque o fato que motivava o indeferimento da candidatura, que era a aplicação da Lei da Ficha Limpa, deixou de existir porque não temos mais condenações”, afirmou Júnior.

{82C3EAC5-EBC8-D63C-6A4D-184380ABD310}

Agenda

Falta um pouco mais de um mês para o ano acabar e o Prefeito participará de uma série de inaugurações. “O principal deles é o SAMU. O prédio está pronto há sete meses. Dia 24 agora a gente inaugura o SAMU”, afirmou.

Na lista de entregas estão as mais de 700 unidades habitacionais do complexo Francisco Alves Monteiro, o PAMO Continental, além do Centro Pop que abrigará os camelôs na região central da cidade.