A política vigente pelos seguidores de Olavo de Carvalho – Bolsonaro e Cia – tem por objetivo destruir as instituições para, só assim, poder iniciar a construção de se seu projeto. De quem, pra quem e por quem ninguém sabe.

A educação é um dos principais alvos. O episódio mais recente foi a nomeação do reitor do IFCE – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Leia-se Universidade Federal do Ceará. Professor de Direito Cândido Albuquerque obteve 610 votos e era o terceiro colocado em lista tríplice com a proposta de rever posição da universidade sobre o Future-se. O primeiro colocado foi o professor Custódio Luís Silva de Almeida, que obteve 7.772 votos.

São muitos os exemplos.

Na terra de Lobato, dois eventos recentes são ilustrativos: o cancelamento do show de Chico Teixeira, filho de Renato “Romaria” Teixeira, e a propaganda do evento capitaneado por Leo Lins, Bullyng News, bem ao estilo de Danilo Gentili.

Chico com seu pai Renato Teixeira

Chico e seu pai Renato Teixeira

Basta um olhar rápido sobre o conteúdo das duas propostas para perceber que a cultura foi trocada ostensivamente pela desinformação. E mais, com a benção da Prefeitura (o Teatro Metrópole continua sendo público) que, por ignorância ou má fé, fingiu não ver as desinformações e os ataques pessoais ao prefeito Ortiz Júnior.

Exagero? Vamos aos fatos, segundo os artistas Chico Teixeira e Leo Lins.

A Prefeitura exigiu que para não pagar a taxa exigida para esse tipo de evento, “precisaríamos modificar o nome do show e, consequentemente, seu formato. Não mais poderia ser “Matrizes: Chico Teixeira”, e sim uma outra opção sugerida por eles. Quando a própria Secretaria de Cultura tem como preferência modificar o trabalho do artista para que se encaixe nos parâmetros de apoio, demonstra que o cuidado com a cultura não anda bem. Não aceitamos e decidimos por pagar a taxa e manter a arte intacta.”

Chico Teixeira explicou ainda que a Prefeitura colocou “no mesmo horário e dia atrações de características próximas acaba por direcionar, mesmo que inconscientemente, o público. A Festa do Folclore é evento gratuito, o show Matrizes é com ingressos vendidos. A Grande Banda do Sertão e Chico Teixeira são formadas por músicos amigos, parceiros, com amizade familiar de alguns de seus integrantes oriunda do século XIX.

E conclui: “É com grande tristeza que comunico o cancelamento do show ao público de Taubaté e região, mas é com grande respeito pela cultura, produtores, artistas, assessores de imprensa, mídia, amigos locais, que me disponho a tomar a decisão baseada nas lições de vida que minha genética familiar-musical me ensinou: a ter dignidade e lutar por dias melhores, principalmente para a arte, que alimenta sonhos e nos faz caminhar de forma saudável com a realidade político-social complicada em que nos encontramos.”

Paulo Preto

Imagem de Paulo V Souza, o Paulo Preto, é exibida por Leo Lins como vereador

A postagem de Leo Lins vai em outra direção. Do time de Danilo Gentili, o mais novo bolsonarista arrependido, Lins constrói sua pauta com ajuda de internautas locais que enviam “contribuições” que são selecionadas e editadas pela equipe de Bullying Arte. O resultado ajuda a entender o perfil cultural de seus jovens seguidores. Pode ser definida em uma única palavra: lamentável!

O espetáculo está agendado para o Teatro Metrópole, no sábado 24, às 20 horas. O público poderá conferir se a postagem de Lins é só humor. Afinal, devidamente autorizado pela Prefeitura, Lins insinua no vídeo de sua propaganda que existe uma estranha relação entre o prefeito e o time do vôlei. E quando fala de vereadores envolvidos em falcatruas exibe a imagem de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto ou apenas Zezo para os taubateanos, irmão de um ex-vereador, e faz humor com as notas fiscais de refeições superfaturadas do vereador Jessé Silva (SD).

Jesse

Vereador Jessé Silva (SD) é o único apresentado como envolvido com notas fiscais

Trata-se de uma confusão entre humor e desinformação. Todo o apoio ao humor satírico que se nos faz rir. Mas, generalizar desinformações camufladas de “humor” para faturar com o apoio da secretaria da Cultura de Taubaté é muito grave.

Questionada, vereadora Loreny (Cidadania) membro da Comissão de Cultura na Câmara Municipal não vê maiores problemas porque o Teatro Metrópole foi alugado para a realização desse espetáculo e os ingressos vendidos.

Quem quiser assistir o vídeo de propaganda de Leo Lins terá de pedir que algum amigo que o recebeu envie por whatsaap.

Talquei?