Os primeiros movimentos para aquecer o corpo antes do juiz apitar o início oficial da disputa eleitoral em 2016 já revelam, com os resultados das primeiras pesquisas, o que os times, ops, partidos não querem mostrar: quem vai chutar quem por baixo e por cima do pano verde

Candidatos entram em campo 1

Já foi dada a largada para a corrida ao Palácio do Bom Conselho. Na primeira bateria, o tucano Ortiz Júnior já começa a dar um chega pra lá na vereadora Pollyana Gama (PPS). Afinal, por enquanto, segundo os ainda parcos números disponíveis, ela é a maior ameaça à reeleição do prefeito.

 

Candidatos entram em campo 2

Na segunda bateria, o médico e empresário Rubens Freire (PSD) e o engenheiro e empresário (IDESA) José Saud Júnior (PMDB) já estão se movimentando: escritórios eleitorais já funcionando, atraindo aliados (Saud já conta com o apoio do PTC e do PT do B).

 

Candidatos entram em campo 3

Apesar das gentilezas trocadas em público, já se percebe muita canelada por baixo da mesa. Rubens Freire enfrenta o neófito militante partidário e vice-prefeito Edson de Oliveira; Saud enfrenta a pressão do Ary Kara, velho cacique peemedebista que, dizem, teria um plano B. “Vixe, quero distância dessa disputa e fico só imaginando o quê Ortiz Júnior está armando contra minha amiga Pollyana”, filosofa Tia Anastácia com seus botões.

 

Candidatos entram em campo 4

O morubixaba do PMDB, Ary Kara jura que seu candidato é José Saud Júnior e informa que Monteclaro César não está filiado ao seu partido. “Foi o próprio Saud que falou na necessidade de um plano B, por problemas familiares. O nome é mantido em sigilo porque se trata de um amigo comum”, confidencia Ary.

 

Números quentinhos 1

Adriano Vitelo é o pesquisador mais badalado dessa antiga aldeia de índios guaianás, cujo nome original significa “a aldeia mais importante”. Durante seis dias ele auscultou 870 munícipes sobre os nomes preferenciais caso a eleição para prefeito fosse hoje. “Tem gente sem dormir há uma semana”, comenta Tia Anastácia.

 

Números quentinhos 2

O prefeito Ortiz Júnior (PSDB) apresentou uma pequena, mas significativa, melhora: 34 % X 33 % da vereadora Pollyana. Os dois estão disparados na frente do petista Issac do Carmo (8,4 %), do empresário José Saud do PMDB (6,2 %) e do médico Rubens Freire do PSD (3,4 %). Os demais candidatos ainda nem merecem ser considerados.

 

Números quentinhos 3

Quando o nome de Ortiz Júnior é substituído pelo da Odila Saches, secretária das Finanças e companheira do ex-prefeito Bernardo Ortiz, a intenção de voto tucano cai para 11,3 %, beneficiando de forma espantosa Pollyana que salta para mais de 42 % de intenção de votos, e os votos nulos e brancos passam de 12,1 % para 13,7 %.

 

Carga pesada

O que deverá assustar o empresário José Saud é o índice de rejeição do ex-deputado federal Ary Kara José, superior a 90 %.A ligação de seu nome com o de Ary teria derrubado de 8,5 % para 6,2 % suas intenções de voto. “Não entendo porque meu povo não gosta do meu amigo Ary”, lamentaTia Anastácia com suas amigas no banco da praça.

 

Bola da vez 1

Parece que desta vez é para valer. A cada dia que passa surge uma notícia a respeito de grandes investimentos na região. Tem um grupo que já decidiu implantar um grande negócio no pico de Itapeva que inclui uma estrada asfaltada e um teleférico com 3 quilômetros de extensão. Quem conhece garante que na viagem pode-se ver de Cruzeiro a Jacareí.

 

Bola da vez 2

A mesma fonte informa que brevemente será anunciado um grande empreendimento à beira da Via Dutra, perto da divisa com Pindamonhangaba. Grandes investidores já confirmaram sua presença, como uma conhecidíssima rede de lojas de materiais de construção, acabamento, decoração, jardinagem e bricolagem.

 

Bola da vez 3

Contato ainda não conseguiu comprovar, mas há fortes indícios da presença do filho do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na capital do Vale. Não se trata de Taubaté, mas da cidade que forneceu governador do estado que se encontra em seu quarto mandato. Seria um negocinho de R$ 120 milhões. “Esse garoto é mais esperto que seu papai”, confidencia Tia Anastácia a suas amigas no chá das 5.

 

Chapéu alheio 1

Vereador Luizinho (PROS), fez um desabafo sobre sua recente condenação por ter doado veículos da Câmara: “O que eu fiz foi ajudar três entidades que prestam serviços relevantes para a cidade e precisavam de um carro. No meio de tantas notícias de roubalheiras a minha condenação, que aliás, ainda cabe recurso, nem deveria ser notícia”.

 

Chapéu alheio 2

Um munícipe que a tudo assistia comentou: “Queria ver o vereador doar alguma coisa que fosse de sua propriedade. Doar o que não lhe pertence é fazer cortesia com chapéu alheio. Ele esperava o quê do Ministério Público e da Justiça Criminal? Ser indicado como prêmio Nobel?” Tia Anastácia correu para fechar a cortina.

 

Prêmio Jabuti

Colaborador e amigo do Jornal CONTATO, o historiador e professor Daniel Aarão Reis Filho enviou um recado redação: “Queria compartilhar com vocês, que recebem minhas colunas mensais, uma grata notícia: num momento de distração, o júri do Prêmio Jabuti agraciou-me com o 1° prêmio da categoria biografias. Um reconhecimento. E um grande estímulo. Compartilho com vocês, bons e boas amigas, saludos”. Longa vida ao nosso colunista, autor da premiada biografia de Luís Carlos Prestes.