Livro que traz reflexões sobre a deficiência através de relatos, histórias, imagens e versos será lançado em Taubaté. O valor arrecadado com as vendas da 1ª edição ajudará a custear o tratamento da pequena Guilhermina nos EUA

Guilhermina, atualmente com seis anos, nasceu em 06 de agosto de 2009, prematura de 28 semanas e sofreu inúmeras intercorrências decorrentes da prematuridade nos quatro meses que permaneceu na UTI neonatal. Seu diagnóstico atual é de Paralisia Cerebral Diplégica Espástica.

Ela ainda não anda, ainda não fala e conseguiu a oportunidade de realizar uma cirurgia de alto custo nos EUA que pode melhorar muito sua qualidade de vida, inclusive possibilitando que consiga caminhar, de forma independente.

 

 

Motivada por este fato e pela incansável busca por tratamentos que travou desde o nascimento de Guilhermina, sua segunda filha, a editora Maira P. V. Favaretto, sua mãe e profissional da área do direito, formulou e enviou questionários a quatro grupos de pessoas que lidam diariamente com a deficiência: pais, profissionais da saúde, professores e outros, a fim de obter diferentes olhares sobre este universo.

As respostas que recebeu, associadas a textos de sua própria autoria e ilustrações e fotografias da artista plástica Maysa Pettes e da fotógrafa Ana Isméria, transformaram-se neste livro.

Navegando desde os aspectos emocionais e comoventes de relatos de mães ao descobrirem que seu filho tem uma deficiência e terá lesões permanentes, até os aspectos técnicos dos tratamentos, reabilitação e inclusão escolar, este livro traz a possibilidade de mergulhar em um mundo de informações sobre as diferenças individuais de desenvolvimento e de todas as lições que podemos extrair das adversidades.

 

Em que pese o fato de as vendas do livro serem, em primeiro momento, destinadas ao custeio da cirurgia e tratamento da Guilhermina no exterior, este projeto é muito mais do que uma campanha de arrecadação de fundos.

É a oportunidade de descobrir o que mais de cinquenta colaboradores, todos envolvidos de alguma forma com a questão da criança com deficiência e sua inclusão social, tem a dizer sobre isso.

Diferentes olhares, dicas, opiniões, relatos. Histórias de amor, dedicação e superação que ajudarão não só as famílias que passam pelas mesmas situações, mas todas as famílias que desejam criar seus filhos com a consciência de que somos todos iguais, independentemente de nossas diferenças físicas.

Porque, afinal, somos todos especiais.

 

Serviço:

– MINHA IRMÃ É A GUILHERMINA. Somos todos especiais

– Edição e coautoria: Maira P. Velludo Favaretto

– 1ª Edição, 2015, 212 páginas

– Vendas online: www.somostodosespeciais.com.br

Facebook: Gui pelo mundo     Blog: oitopassospelomundo.wordpress.com