Por Paulo Lacerda

Judoca olímpico brasileiro, Leandro Guilheiro veio ao SESC de Taubaté na última terça-feira, 19, para passar suas principais  experiências no esporte ao público.

Guilheiro conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas de Atenas e Pequim, respectivamente, em 2004 e 2008. Além de relatar como é sua carreira, Leandro, não ficou só na conversa e ensinou fundamentos básicos do judô, explicou as novas regras instauradas na modalidade pela Federação Internacional de Judô (FIJ).

Thalita Tais Tomas, uma das principais técnicas de judô em Taubaté, também esteve presente no evento. “É de grande importância a visita de atletas de alto nível na cidade para que ocorra uma troca de experiências no judô”, diz Thalita, que ressaltou o fato das crianças poderem ter uma maior dimensão de um atleta olímpico, para terem-no como inspiração e para motivação para continuarem no esporte.

Guilheiro ainda passou orientações específicas as atletas Marjorye Frade (faixa marrom) e Lavínia Machado (faixa laranja). Elas ouviram do ídolo que é necessário acreditar nos sonhos e terem metas. Precisa haver dedicação e não desistir dos objetivos. Com essas dicas, as atletas, que visam as participar da seleção brasileira de Judô, sentiram-se mais encorajadas e confiantes para, quiçá, conquistarem o ápice de qualquer modalidade – uma medalha olímpica.