No domingo, 14, morreu o ex-jogador Zito, bicampeão mundial pelo Brasil. Foi ele quem descobriu Robinho e levou o Neymar para o Santos.

José Ely de Miranda, mais conhecido por Zito, nasceu em Roseira em 8 de agosto de 1932. Foi um dos maiores volantes da história do Santos e da seleção brasileira.

Zito iniciou sua carreira pelo Esporte Clube Taubaté na posição de volante. Em 1952 foi contratado pelo Santos onde jogou até 1967. Era carinhosamente apelidado de “Gerente” porque era um o líder do time dentro de campo. Tornaram-se célebres seus gritos incentivando os jogadores a continuar marcando gols, mesmo com as partidas já decididas.

ZITO ao lado de Renato Teixeira, homenageado, e Eliana Bolacha Malta, sentados e um monte de amigos

ZITO ao lado de Renato Teixeira, homenageado, e Eliana Bolacha Malta, sentados entre um monte de amigos

Disputou 733 partidas e marcou 57 gols pelo time da Vila Belmiro. Com Pelé, Pepe e Coutinho, foi bicampeão mundial de clubes. Pela seleção, venceu a Copa de 1958, na Suécia, e a de 1962, no Chile.

Depois que parou de jogar, Zito trabalhou nas categorias de base do Santos. Foi ele quem descobriu o craque Neymar, que tinha apenas 11 anos e ainda jogava futsal, e levou o menino para a Vila Belmiro. Nas redes sociais, Neymar agradeceu ao ex-jogador e lamentou a morte do ídolo.

Zito morreu em Santos. Em 2014 ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral e chegou a ficar 34 dias internado. Foi enterrado em Roseira, onde ele nasceu.

 ***

  Foi-se o ZITO, fica o MITO

 O dentista Rogério Bilard, o Juju do Chafariz, muito amigo da família Miranda, fez sua última homenagem ao amigo Zito que em dezembro de 2012 fez questão de prestigiar o lançamento do caderno especial do CONTATO, dar um abraço em Renato Teixeira de quem era fã de carteirinha e no recém-eleito prefeito Ortiz Júnior

Rogério Juju Bilard, ZITO, Beto Mineiro, Sérgio Ribeiro, Luis Cláudio e Antonio Augusto

Rogério Juju Bilard, ZITO, Beto Mineiro, Sérgio Ribeiro, Luis Cláudio e Antonio Augusto

Falar do esportista é fácil, todo mundo sabe. Por isso prefiro falar do homem que conheci bem de perto. Correto, Exemplo, Ídolo e extremamente simples… Amigo, generoso, gostava de comer um torresminho, e às vezes uma pinguinha antes do almoço. Apenas uma!

Nunca o vi recusar um pedido de foto ou autógrafo mesmo depois dos setenta anos. Me admiro com “jogadores” que passam com aquele fone de ouvido enorme sem sequer olhar pro lado. Zito sempre ajudou e esteve presente junto aos irmãos de Roseira, e olha que ouvi dizerem, depois que o Zito ficou rico abandonou a família. Mentira !!!! Sempre esteve presente.

Viajei muito com ele e me realizava quando via meu amigo Seu ZITO, ou Velho como chamávamos se encontrar com Gerson, Rivelino, Pelé e cia. Ele chegava e não era muito de circular, encostava em um canto e ficava. De repente chegava um, outro e a roda estava formada ao redor do gerente. Esse mesmo cara tratava o Gaminha do chafariz da mesma maneira que tratava o rei.

Um dia chegou pra mim e falou: “Juju quero ver o Gaminha” e eu o levei para o bar do Gama no largo do chafariz, abraçou todo mundo tomou café, distribuiu autógrafos, sorrisos.

Fã do Fagner e do Renato Teixeira (e vice-versa), às vezes cantarolava tocando seu próprio violão músicas como Cabocla Tereza, Tristeza do Jeca, Negue…

Hoje (domingo 140 ele partiu, fez a passagem, viajou. Mas, com certeza, quem gostava ou gosta dele na certa o verá de novo de alguma maneira…

Por enquanto…. foi-se o Homem e ficou o Mito.

Rogério Bilard (Juju)

Luiz Claudio, ZITO, Marco Antonio, Beto Carrapato e Eli, filho do craque

Luiz Claudio, ZITO, Marco Antonio, Beto Carrapato e Eli, filho do craque

 

Zito e Pedro Luis de Abreu, presidente do TCC

Zito e Pedro Luis de Abreu, presidente do TCC

 

No TCC, Zito e seu pupilo Paulinho

No TCC, Zito e seu pupilo Paulinho

 

ZITO entre o recem eleito Ortiz Jr e sua esposa Mariah e Nenea, que também acabara de ser eleito vereador

ZITO entre o recém eleito Ortiz Jr e sua esposa Mariah e Neneca, que também acabara de ser eleito vereador