Secretária de Mobilidade Urbana, Dolores Pino, a Lola, poderia informar as atividades de sua pasta com o devido respeito aos profissionais que trabalham justamente para informar os munícipes, o que ela não faz, 

como o fato de transformar a terra de Lobato em laboratório de trânsito para empresas fornecedoras de produtos e serviços

Finalmente apareceu uma luz no túnel! A secretária de Mobilidade Urbana resolveu fazer uma parceria com empresas do setor privado colocando a cidade e os funcionários dessa pasta a serviço de experiências de produtos e serviços oferecidos como novidades para a solução dos problemas de trânsito. Exagero? Confira!

Hoje, quarta-feira, 11, a secretária Lola acompanhava pessoalmente uma apresentação de testes de um novo material utilizado para sinalização horizontal de trânsito principalmente em ciclovias, ciclo faixas e faixas de pedestres.

Local: cruzamento da avenida Independência com a avenida Itália.

Numa pose a la Jânio Quadros, Lola acompanha as explicações do representante da empresa

Numa pose a la Jânio Quadros, Lola acompanha as explicações do representante da empresa Conline

Representante da empresa, de preto, acompanha a colocação do novo produto

Representante da empresa, de preto, acompanha a colocação do novo produto

 

A novidade: produto laminado elastoplástico com maior garantia de durabilidade e resistência que segundo a empresa fabricante tem garantia de durabilidade acima de três anos. Os utilizados até hoje teriam a durabilidade de apenas seis meses. Os mais críticos dizem que as faixas existentes teriam sido pintadas com guache.

Procurada, Lola recusou-se a atender nossa reportagem e fornecer maiores informações sobre o trabalho. Ao ser cumprimentada pelo repórter, Lola apenas respondeu laconicamente: “Não me recordo de ter convidado o Contato para vir aquí”.

Nossa reportagem respondeu a essa indelicadeza realizando seu trabalho. Será que agora será preciso de convite para sair em busca de informações? Ou será que se tratava de uma atividade sigilosa realizada pela secretaria de Mobilidade Urbana?

 

Lola perdeu excelente oportunidade

Cabe à imprensa informar aos munícipes o que a administração pública faz.  CONTATO buscava informações técnicas sobre o material que seria empregado e também sobre outras mudanças viárias que foram anunciadas e até o momento não ocorreram.

A secretária Dolores poderia limitar-se a informar sobre algumas mudanças provisórias que, depois de meses, transformaram-se em definitivas. É o caso do acesso à rua Irmã Luiza Basília através da avenida Independência. A sinalização provisória e cavaletes improvisados para o teste realizado em novembro de 2014 estão até hoje em uso na região da Independência. Enquanto isso, a população ignora qualquer resultado obtido.

Sinalização provisoriamente definitva na Avenida Independência

Sinalização provisoriamente definitiva na Avenida Independência

 

Infelizmente, a secretária grosseiramente informou que não vai mudar nada: “as sinalizações provisórias irão permanecer da forma que estão até esse momento”. Era preferível o silêncio. Lola perdeu uma excelente oportunidade para não abrir a boca.

Secretária Lola bate boca com munícipes que reclamam das mudanças de trânsito na região

Secretária Lola bate-boca com munícipes que reclamam das mudanças de trânsito na região

 

Material testado

Ao contrário da secretária, o representante da empresa fabricante do material em teste, a Conline Sinalizações viárias Ltda., informou gentil e prontamente ali mesmo na avenida, que seus produtos são bastante utilizados em várias cidades e têm obtido aprovação de seus clientes tanto da iniciativa privada quanto de órgãos públicos.

A empresa produz entre outros produtos: Fita Antiderrapante Emborrachada e Autoadesiva – oferecida em diversas medidas, utilizadas para sinalização em qualquer local que possa oferecer risco de acidentes por escorregamento; e o Laminado Elastoplástico Retro Refletivo e Antiderrapantes – material aderente de alta retro refletividade.

Segundo a empresa, os materiais são antiderrapantes, altamente resistentes, inclusive às intempéries, e sua aplicação é manual por meio de um adesivo de alta resistência.

O Laminado elastoplástico é um produto de alta retro refletividade, sua espessura usual é de 1,5 mm e fornecido em faixas de diversas larguras. Também pode ser fornecido em desenhos como, setas, legendas, símbolos, letras e números, obtendo efeitos visuais eficazes para a sinalização horizontal.

Pode ser adaptado a superfícies lisas ou texturizadas, sejam pavimentos asfálticos, concreto rígido, paralelepípedos ou pré-moldados (poliédricos).

É antiderrapante, tanto em condições de pavimento seco ou molhado. Sua aplicação é manual, com adesivo de contato de alta resistência.