Sábado passado foi dia de percorrer a Rota Franciscana com representantes da o intuito das secretarias de Turismo da Região Metropolitana do Vale para verificar a viabilidade melhorias e ampliações de projetos turísticos para a região. CONTATO participou do passeio, junto com outras 50 pessoas.

Também chamada de “Rota de Frei Galvão”, a Rota Franciscana foi idealizada por Márcio França (PSB), ex-secretário de Turismo do Estado e deputado federal e integra o projeto “Caminha São Paulo”, que abrange várias áreas do turismo no estado.

A Rota Franciscana é dividida em quatro segmentos: Rota Alegria (São José dos Campos, Monteiro Lobato, Santo Antônio, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão e Guaratinguetá), Rota Esperança (São Luiz do Paraitinga, Lagoinha, Cunha e Guará) , Rota Conhecimento (Bananal, Arapeí, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena e Guará) e Rota Equilíbrio (Lavrinhas, Cruzeiro, Piquete e Guará).

CONTATO participou da Rota Esperança. Na sexta-feira, dia 9, o diretor de Turismo do Palácio dos Bandeirantes, Maurício Juvenal, esteve presente em Taubaté para os preparativos. A reunião ocorreu no Flat Olavo Bilac, cuja propriedade pertence à família de José Antônio Saud, secretário de Turismo da Prefeitura de Taubaté, onde os participantes da Rota Franciscana ficaram hospedados.

Na reunião, Maurício Juvenal afirmou que não faltará empenho do Governo do Estado para o êxito do projeto, como a impressão gratuita dos folhetos para os municípios. “O que for preciso para que isso fique de pé, faremos, independentemente do custo”, mas salientou que é necessária a participação dos municípios para o desenvolver o programa.

Na manhã seguinte, sábado, dia 10, doze jipes 4×4 saíram do flat com cerca de 50 pessoas a bordo. Na estrada entre Taubaté e Jambeiro, mudas de árvores foram plantadas para deixar a marca do grupo pela Rota. Posteriormente a caravana seguiu para Redenção da Serra, onde encontrou o primeiro toten da expedição, que serve para explicar aos viajantes as principais informações da região em português e inglês, mas o aparelho não estava funcionando.

O almoço ocorreu no restaurante “Cantinho dos Amigos”. Enquanto os caravaneiros almoçavam, uma carreata de bois surpreendeu a todos, que largaram os talheres para admirar o que já é tradição em São Luiz do Paraitinga. Após o almoço, o grupo foi ao Mercado Municipal de São Luiz conduzidos por Eduardo de Oliveira (Dudu), onde o toten estava em funcionando.

Em cada município visitado, os jipes 4×4 chamavam a atenção da pacata população. Em Lagoinha, não foi diferente. O grupo “Orgulho Caipira” esperava os viajantes liderados pelo Amarildo, um senhor de extrema simpatia, que cativa a todos. A última cidade a ser percorrida foi Guaratinguetá, aonde o grupo chegou ao início da noite e foi recepcionado pelo secretário de Turismo, Célio Leite. Os trabalhos foram realizados com uma breve palestra acerca da Rota Franciscana. Todos os custos da expedição feita no sábado foram subsidiados pelo governo estadual.

Para conhecer mais o programa acesse o site www.caminhasaopaulo.com.br.