Jornal CONTATO retoma a atualização sistemática de sua versão digital. A versão impressa está programada para depois do Carnaval. Confira em primeira mão uma notícia que nenhum órgão de imprensa veiculou a respeito de dois projetos: Trilha da Imaculada e Parque Romaria

 

No fim da tarde de quarta-feira, 13, uma delegação taubateana foi recebida pelo governador Geral Alckmin no Palácio dos Bandeirantes: o reitor da Unitau José Rui de Camargo, o artista Renato Teixeira, o produtor e diretor de televisão Roberto Oliveira, irmão de Renato, o arquiteto André Lompreta, da empresa De Fournier & Associados de arquitetura e urbanismo e o diretor de redação do CONTATO.

A conversa que durou cerca de 03 horas abordou as linhas gerais do que poderão se transformar em dois projetos: Parque Romaria e Trilha da Imaculada. O governador mostrou-se muito receptivo e prometeu apoiar os projetos. Como comentou Roberto após o encontro: “Virou conversa de caipira. Só faltou cachaça, porque todo o resto teve: fofoca, piadas, histórias do Vale, acho que até mentira contaram”.

O governador estava muito descontraído e feliz. Entre as diversas histórias que rolaram, vale destacar a do conterrâneo pindense meio maluco que confidenciou ao governador que Frei Galvão nasceu em Pindamonhangaba. Diante da enorme crise que poderia ser criada com Guaratinguetá, Alckmin recomendou ao conterrâneo: “Só nós dois sabemos disso e não vamos contar para ninguém”. Sabedoria caipira ou…

 

Trilha da Imaculada

Trata-se de um “caminho ecológico, turístico e cultural ligando as cidades de Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Roseira, Aparecida e Guaratinguetá, para ser utilizado por turistas, pedestres, devotos, romeiros e pagadores de promessas. Trajeto exclusivo e protegido, para percorrer a pé, em bicicletas, montarias e minicarros elétricos. Paradas temáticas e ramais de acesso a outros pontos de turismo religioso e cultural da região”.

O governador mostrou-se receptivo e imediatamente determinou o envolvimento de três secretarias de estado para participar de um grupo de planejamento do projeto da trilha. Abriu ainda um canal direto de comunicação entre o grupo e a Casa Civil do governo, cujo secretário adjunto Fabrício Cobra Arbex estava presente.

 

Parque Romaria

Trata-se de ideias para a construção de um polo de desenvolvimento de turismo, cultura e tecnologia no Vale do Paraíba que poderia ser implantado na área conhecida como “esquina do Brasil, localizada na confluência das rodovias Presidente Dutra Presidente Dutra e Carvalho Pinto.

Existem outras ideias que estão sendo pensadas por especialistas locais e que eventualmente poderão ser incorporadas em um projeto único.

 

Governador Alckmin cercado pelo amigo e empresário pindense Carlos Marcondes, José Rui, reitor da Unitau,  Renato Teixeira, Paulo de Tarso, arquiteto André Lompreta e Roberto de Oliveira

Governador Alckmin cercado pelo amigo e empresário pindense Carlos Marcondes, José Rui, reitor da Unitau, Renato Teixeira, Paulo de Tarso, arquiteto André Lompreta e Roberto de Oliveira

 

Reação

O governador parece ter ficado mais animado com o Parque Romaria, pensado também como um grande centro de eventos, espaços para que a própria Unitau possa ali construir uma cidade universitária, um complexo para receber romeiros e outro para servir de apoio a caminhoneiros, entre outros.

Alckmin ressaltou que o problema da trilha deverá ser o custo da desapropriação de terras para sua construção.

Na ocasião, o governador fez duas revelações: 1) uma vacina que estaria em fase final elaborada pela faculdade de Química da UFSCAR para a prevenção dos males provocados pelo Aedes aegypti; e 2) um remédio para o tratamento de câncer que estaria apresentando resultados excelentes. Se esses dois projetos tiverem sucesso, serão combustíveis para a disputa eleitoral de 2018