Por Vitor Ferrero/Fotos Bernardo Guerreiro

Cantor e compositor de Taubaté, o jornalista Mc Ralph organizou e promoveu a segunda edição de um evento cultural cujo nome já virou até um bordão: “A Roça é Nóiz!”. Este nome foi inspirado no evento de seu amigo paulistano Emicida, também cantor e compositor de rap, chamado “A Rua é Nóiz!”. Em Taubaté, A Roça é Nóiz! rolou na noite de sexta feria, dia 9, no Estúdio Ápice.

Mc Ralph busca com esta iniciativa resgatar a cultura regional de uma maneira nova, usando toda herança que temos no Vale do Paraíba, como culturas populares, para unir com a galera jovem. Enfim, um projeto musical para cultivar o regionalismo através da interação dos povos. A verba arrecadada com a bilheteria será destinada a uma obra de uma igreja.

Entre as diversas atrações, MC Ralph, MC Du, ND, Nego Max, M16, Neto, Inglês e Luquinha formaram uma roda de rimas com intenção de resgatar a essência do improviso, num estilo conhecido como freestyle, no qual os cantores lançam letras improvisadas no momento da rima.

A noite também contou com a apresentação de choro (do grupo “Chorando na Feira”), roda de jongo (com o grupo “Baque do Vale”) e um show da cantora Tássia Reis, com o melhor do Jazz/Rap. Ainda teve apresentações de DJ’s (Dedé 3D e MD), mais exposição sobre “consciência negra”, artesanatos e pintura em tela (transformando o cineasta Mazzaropi num cantor de rap). E a festa finalizou com mais dois shows, do grupo MJ7 (rap) e da banda From Zion (reggae). Uma diversidade musical e cultural que impressionou as pessoas da festa.